Connect with us

DESTAQUES

Deputada Teresa Britto denuncia subutilização do Hospital da Polícia Militar

Publicado

em

A deputada estadual Teresa Britto (PV) denuncia mais uma unidade de saúde no estado do Piauí que está sendo subutilizada.

De acordo com a deputada, o HPM – Hospital da Polícia Militar, em Teresina, possui 99 leitos que apresentam boa estrutura.

Segundo afirmou, o hospital possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas que está faltando apenas a instalação dos gases e contratação de servidores públicos.

Para ela o hospital seria muito importante para tratamento do coronavírus (COVID-19), uma vez que já existe dez leitos de UTI.

“Veja o que o governador Wellington Dias com seu secretariado, principalmente o secretário de saúde estão fazendo. Primeiro foram fazer um hospital de campanha que só tem quatro leitos a mais do que o Hospital da Polícia Militar e que não tem nenhum leito de UTI para atendimento da Covid”, apontou.

Publicidade

“Até agora não terminaram [o hospital de campanha] e deixaram de lado o HPM que está praticamente ocioso com apenas 10 leitos ocupados. Não concluíram o trabalho de canalização dos gases e nem contrataram servidores públicos para atender os pacientes, principalmente os leitos de UTI”, afirmou.

Uma das deficiências da gestão na saúde está relacionada ao quadro de servidores que apresentam inaptidão para atuar, principalmente na linha de frente para combate à Covid-19, já que a doença acomete pessoas com comorbidades.

Muitos dos servidores, hoje, de acordo com Teresa, estão afastados porque estão com problemas de saúde e se enquadram na faixa de risco, com mais 60 anos, ou por serem diabéticos e hipertensos.

“Como é que o governador Wellington Dias deixa desperdiçar um hospital, com uma bela estrutura, com farmácia, leitos de UTI – faltando apenas os gases – e vai construir um outro hospital?”, questionou a deputada.

“Se necessitasse de um outro hospital claro que teria que construir, mas por que não deixou o hospital HPM que já tem 10 leitos de UTI referendados para a Covid-19?”, indagou.

Publicidade

No ano passado, em 2019, a Teresa Britto juntamente com o Ministério Público, fiscalizou e cobrou implementação dos leitos de UTI.

“O Ministério Público fiscalizou, assim como eu, já fiscalizou, entrou com uma ação civil pública, já existe uma liminar favorável o MP para que coloque em funcionamento esse hospital que está ocioso. Isso é desperdício de recursos públicos. Precisamos fiscalizar mais. Estou fazendo minha parte, mas preciso do apoio de vocês. Vamos fiscalizar cada centavo que está vindo para tratamento da Covid-19 e combate ao coronavírus no estado do Piauí. Estou numa comissão de fiscalização que foi instituída agora na Assembleia Legislativa do Piauí e vamos ser minuciosos!”, declarou a parlamentar do Partido Verde do Piauí, deputada Teresa Britto.

*Da redação Cidades Na Net, com informações da Ascom*


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS