Connect with us

Saúde

Saúde de Vila Nova promove 1º Encontro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Publicado

em

Através da adesão ao Ministério da Saúde, o município de Vila Nova do Piauí na gestão do prefeito Edilson Brito, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, promove o 1º Encontro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

O coordenador municipal do Programa, Dayro Coutinho, destaca que os encontros serão realizados semanalmente na Unidade Básica de Saúde Avançada (UBAS) no período de três meses.

O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira (22) com a participação da dentista da Estratégia de Saúde da Família, Taise Rolim. Durante os encontros haverá acompanhamento, terapia e tratamento com todos os voluntários que se dispõem a participar das reuniões afim de combater o tabagismo.

A metodologia utilizada para o tratamento contra o tabagismo é desenvolvida também com medicamentos e o teste de que Fagestrom serve para medir o nível de dependência à nicotina. Os participantes são cadastrados para passar por todo procedimento necessário onde haverá assistência e acompanhamento, além de outros profissionais, por um profissional da odontologia para cuidar da saúde bucal que é uma das primeiras partes do corpo a ter contato com o cigarro e consequentemente afeta o sistema digestivo.

“Teremos acompanhamento de uma dentista da Estratégia de Saúde da Família que vai cuidar da saúde bucal das pessoas inscritas no Programa desenvolvendo medidas preventivas contra o câncer de boca, esôfago e pulmões”, destacou Dayro Coutinho

Publicidade

O enfermeiro e coordenador do Programa no município de Vila Nova faz uma avaliação e frisa que é uma oportunidade em que as pessoas usuárias do tabagismo têm para fazer o tratamento de forma gratuita.

“É uma oportunidade ímpar de fazer o tratamento daqueles usuários que anseiam em se livrar da nicotina porque tem toda a suplementação medicamentosa com médico Dr. Gerônimo Manoel que faz a prescrição dos medicamentos e, conta com a técnica de enfermagem Juliete e a técnica de saúde bucal, Lady Laura, com participação da diretora da UBAS, Kátia Leila. Já pude vivenciar pessoas que conseguiram se desprender de anos de dependência do cigarro e por isso é uma oportunidade de associar a terapia medicamentosa com a comportamental e lograr êxito”, pontuou

Os medicamentos têm um valor financeiro considerado alto, porém graças a gestão municipal através da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizam os medicamentos de forma gratuita.

“É um momento muito importante porque os medicamentos são gratuitos e as pessoas poderão caminhar em conjunto com a equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família e com isso lograr êxito e chegar ao objetivo que é o abandono da dependência da nicotina no período mais rápido possível com acompanhamento adequado”, frisou o enfermeiro e coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Dayro Coutinho.

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS