Connect with us

DESTAQUES

Hasteamento das bandeiras, exposição e apresentações celebram 70 anos de Itainópolis e mudam a rotina da feira livre na cidade

Publicado

em

Itainópolis chegou ao segundo dia de comemoração aos 70 anos de emancipação política. Nesta segunda-feira, 27 de maio, a rotina da tradicional feira livre do município foi alterada com a realização de atividades comemorativas.

No início da manhã, em frente da Prefeitura Municipal, foi realizada a cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e do Município, conduzida pelo prefeito Miguel Rodrigues, pelo vice-prefeito João Batista e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria dos Remédios.

Depois, no Calçadão da Juventude, aconteceu mais uma edição do projeto “Itália em Movimento”, fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.  

Nos estandes, uma diversidade de produtos em exposição e para comercialização, desde peças de artesanato, da agricultura familiar e da culinária.

O município, por meio das Secretarias, ofereceu serviços e prestou contas das ações realizadas nas diversas áreas. A Saúde, por exemplo, ofereceu, dentre outros, testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de atendimento fisioterapêutico.

Já a Assistência Social entregou kits de gestação para grávidas assistidas pelos programas sociais e ofereceu serviços de cuidados com a beleza para homens e mulheres.

O projeto “Itália em Movimento” atraiu um expressivo número de visitantes aos estandes, envolvendo nas comemorações a população que estava na feira livre, e mostrou o potencial do município de Itainópolis.

Outro evento com grande participação foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, e envolveu a comunidade escolar, desde educadores, alunos e a família.

Este ano, em alusão as sete décadas e prestando uma homenagem ao município, o tema trabalhado com os alunos nas escolas foi “Itainópolis é desenvolvimento, amor e alegria!”

Cada escola ficou responsável por trabalhar em sala de aula uma década da história de Itainópolis. O resultado foi apresentado à comunidade e contou pontos importantes da história de Itainópolis, desde a instalação da fazenda Jenipapo, quando as terras férteis situadas às margens do rio Itaim ainda pertenciam a Oeiras; depois passando a integrar o território da Vila de Jaicós; a elevação como povoado de Picos; a denominação de Itainópolis em 1954, em alusão ao rio Itaim; até os dias atuais.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Educação, Maria do Socorro, o evento, além de prestar homenagem à Itainópolis pelos seus 70 anos, também visa resgatar a sua história e preservá-la entre as novas gerações.

“É importante preservar a história da nossa terra entre os adultos, e principalmente, contar essa história para as novas gerações, e essa forma lúdica é muito mais atrativa para as crianças. Além disso, é uma forma de nós incluirmos os alunos e as famílias nas comemorações do aniversário da nossa cidade.”, disse a secretária.

Ao portal Cidades na Net, o prefeito Miguel Rodrigues falou da satisfação e gratidão de poder celebrar os 70 anos de emancipação política do município.

Publicidade

“São 70 anos de uma história construída por muitas mãos, uma história bonita, de evolução tecnológica, econômica e na sua infraestrutura. Fico feliz em celebrar esta importante data, testemunhar essa evolução e por ter contribuído com essa evolução, seja como cidadão, como professor, como vice-prefeito e agora prefeito. Fizemos bastante na nossa administração nesses pouco mais de três anos. Olhando para a cidade e cada localidade do nosso município a gente vê um pouquinho da nossa administração, que é feita para todos, sem perseguição e com a participação do povo.”, disse.  

O vice-prefeito João Batista também manifestou sua gratidão a Deus pela história do município e pelas vidas de todos os itainopolenses que fazem parte da história de 70 anos.

“Durante esse tempo houve muitas dificuldades, mas, também, muitas superações e progresso. São muitos os motivos para se comemorar. Itainópolis se destaca pelo seu povo ordeiro, trabalhador e pelas suas potencialidades, como o rio Itaim, que banha nossa cidade. É uma terra que tem um lençol freático favorável ao desenvolvimento da produção rural, como a apicultura, que tem alavancado o desenvolvimento econômico, colocando Itainópolis entre os três primeiros do Piauí em produção de mel de abelha. Então, nós temos motivos suficientes para estar ao lado do povo e comemorar esses 70 anos.”, afirmou.

Programação

As comemorações aos 70 anos de emancipação de Itainópolis seguem até o próximo sábado, dia 1º de junho, data do aniversário da cidade.

Nestes dias, para celebrar a mais importante data do calendário local, a Prefeitura Municipal preparou uma vasta programação que envolve atividades esportivas, culturais, festivas, religiosas, cívicas. Veja:

VEJA FOTOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (27/05):

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS