Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Pio IX desmente notícia de site sobre compra de kits de colposcopia

Publicado

em

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que as postagens e afirmações de um site que questionam a compra de kits de colposcopia, apresentando notas fiscais de agosto de 2021, são infundadas.

A Secretaria de Saúde declarou que “as afirmações publicadas em canais pouco conhecidos e sem credibilidade, criados unicamente com objetivo de gerar fake news, em vez de informações verídicas para a população, denunciam que o procedimento não é realizado no município, que não há colposcópio e nem profissionais qualificados contratados para realização do exame, deixando a entender que a compra do kit é duvidosa”.

A Secretaria explica que de fato o exame de colposcopia não é realizado no município pelo SUS e que tais afirmações são de nenhum conhecimento técnico, uma vez que o kit cospolcopia é usado para o exame papanicolau, e a informação pode ser verificada no site da Anvisa.

“Esclarecemos que o kit colposcopia tem registro na ANVISA nº 10237610174, e seu nome técnico é kit para colpocitologia. Também chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O papanicolau é um exame PREVENTIVO de colo de útero. O teste objetiva detectar alterações nas células do colo do útero, e é realizado rotineiramente nas UBSs do município de Pio IX por enfermeiros. Vale ressaltar que o material fica disponível em todas as UBSs do município, zona urbana e rural.

Neste mês de março as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão levando ações alusivas à Campanha Março Lilás para comunidades da zona rural. A campanha chama atenção para a prevenção e combate do câncer de colo de útero. Dezenas de mulheres já foram atendidas com a realização de exames e também palestras, rodas de conversa e sorteios de brindes.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Prefeito Silas investe em saúde e melhora qualidade de vida na zona rural de Pio IX

Saúde de Pio IX desenvolve ações do Março Lilás em comunidades da zona rural


A Secretaria de Saúde reforça que dessa forma “fica explícita a inveracidade das acusações e que as mesmas desconsideram todo o trabalho que vem sendo efetuado na oferta de exames e atendimento de qualidade para a população”.

“De forma irresponsável, quem propaga essas fake news, ignora a importância da saúde da mulher e ainda tenta prejudicar a oferta de exames gratuitos para piononenses.
A atual gestão administrativa reafirma que tem total compromisso e transparência com o povo de Pio IX e, ao esclarecer que o material em questão é de uso regular, para atender toda a demanda da população, fica comprovada mais uma Fake News daqueles que apenas tentam atrapalhar.

Da redação Cidadesnanet.com, com informações da Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS