Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Marcolândia realiza sessão de abertura do ano legislativo; prefeito e vice participam. Veja como foi!

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Marcolândia realizou na noite desta sexta-feira, 05 de fevereiro, a primeira sessão do ano legislativo 2021 no Plenário Homero Castelo Branco.

A sessão de abertura dos trabalhos foi presidida pelo vereador Chaguinha Ramos (PP) que é presidente da Casa e reuniu os oito parlamentares que são: Erinaldo (PP), Isadora Coutinho (MDB), Marquim de Chico Coelho (PTB), Lanja Nobre (PP), Dunga (PT), Simone Viana (PSD), Erivan de Aprígio  (PT) e Clenilton Costa (PT).

Chaguinnha Ramos fez uso da palavra e deu boas-vindas ao público presente. Em entrevista ao portal Cidades Na Net o parlamentar enalteceu a presença das lideranças religiosas, comunitárias, secretariados, vereadores e chefes do poder executivo e sociedade civil.

“A primeira sessão foi muito positiva mesmo com a pandemia que é um período difícil, mas tivemos a participação de diferentes setores da sociedade como líderes religiosos, líderes comunitários, igrejas, secretariados e a sociedade”, avaliou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Marcolândia, declarou que pretende entre outras ações lutar em prol da causa do Legislativo.

Publicidade

“À frente da presidência como tive a votação de todos os vereadores vou assumir a causa da câmara representando o Legislativo junto ao povo buscando melhorias de maneira conjunta com o Poder Executivo”, declarou.

Sobre as solicitações e requerimentos de parlamentares durante sessão, Chaguinha entende que o único objetivo que é o bem comum da cidade e assim como um todo o da população.

“As solicitações dos vereadores da base aliada ou não tem um único objetivo que é o bem comum da nossa cidade”, concluiu o presidente da Câmara de Vereadores de Marcolândia, vereador Chaguinha Ramos.

Na primeira sessão do ano que marca abertura do Legislativo Marcolandense, o prefeito Dr. Corinto Matos  (PROGRESSISTAS), esteve presente e proferiu a mensagem inicial aos vereadores, lideranças religiosas e comunitárias e a toda sociedade civil. Em entrevista ele ressaltou que a mensagem é voltada para união e harmonia entre os poderes executivo e legislativo.

“A mensagem é de união e integração entre os poderes legislativo e executivo para procurarmos as melhores soluções de crescimento do nosso município. A mensagem que eu trago aqui hoje é que os vereadores têm um gestor do Poder Executivo aberto ao diálogo e entendimento. Vou ouvir as reivindicações dos vereadores e de toda a população e tentar sempre buscar o melhor para Marcolândia”, disse.

Publicidade

Há 35 dias da gestão “Amor e respeito pelo povo”, Dr. Corinto Matos relatou os desafios que enfrenta no tocante a parte burocrática da Administração Pública. “Nos primeiros 30 dias tivemos desafios muito grandes. O primeiro mês é muito burocrático por conta de abertura de contas, acessos à essas contas que demanda muito tempo para começar a legalizar a parte de licitações, abertura de dispensa de licitações para que município comece a andar e evoluir”, explicou.

O gestor afirmou que um dos pontos principais que estão sendo trabalhados é referente a saúde municipal, limpeza pública visando manter as melhores condições de bem-estar do povo.

“Estamos com a reforma na saúde, no hospital, mobilizando uma equipe de estratégia da saúde da família para oferecermos os melhores e  os mais cômodos serviços à população”, destacou acrescentando. “Outro desafio é a limpeza pública, pois é uma área que pegamos com muita dificuldade e continuamos trabalhando para manter o bem-estar da população”, pontuou.

Entre outros setores Dr. Corinto falou sobre os trabalhos na Agricultura, citou a Educação e a busca de recursos com os parceiros. “Na agricultura começamos o projeto de aração de terras na serra e estamos começando no sertão que mesmo com dificuldades no volume de chuvas os agricultores estão esperançosos. Na educação mobilizamos as matrículas do alunado que é tão importante. Ademais vamos conversar com nossos líderes políticos que são deputados federais e estaduais e também com nosso senador para trazermos avanços ao município e obras para gerar emprego e renda que são necessários. São 35 dias de muitos desafios, mas com muita paciência e fé em Deus acreditamos no sucessol”, concluiu o prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos.

O vice-prefeito de Marcolândia Valmir de Juracy  (PSD) participou da primeira sessão do ano e na oportunidade destacou que juntamente com Dr. Corinto estiveram na capital Teresina em busca de recursos para o município.

Publicidade

“Essa mensagem é de otimismo para trabalhar em harmonia com os três poderes judiciário, executivo e legislativo. Nesse início de gestão já estivemos em Teresina no Exército em busca de cadastramento de carros-pipas para o município […] Recebemos uma viatura nova da Polícia Militar e entregamos para o comandante do GPM de Marcolândia para dar melhores condições de trabalho aos nossos policiais desenvolver. Tivemos na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí em busca de recursos para melhorar nossa saúde municipal. O prefeito Dr. Corinto iniciou os trabalhos na agricultura fazendo cadastro e a aração de terras para todos agricultores. Tivemos também a jornada pedagógica que marca o início do ano letivo e também colocamos para funcionar todas as secretarias como a de esporte, educação, meio ambiente, cultura, assistência social. Estão todas em funcionamento buscando melhorar a cada dia o atendimento da nossa população”, disse o vice-prefeito Valmir de Juracy durante entrevista ao Cidadesnanet.com.

Na primeira sessão legislativa de 2021 todos os vereadores fizeram uso da palavra.

Projetos e requerimentos

Na sessão foram apresentados matérias e requerimentos que após leitura na casa tiveram aprovações por unanimidade. Na ordem do dia Três Projetos de Leis foram apresentados.

O PL nº 01/2021 dispõe sobre a alteração da Lei Municipal nº 273/2015 e dá outras providências;

Publicidade

O Projeto de Lei nº 03/2021 institui o Conselho Municipal de Turismo, define as atribuições do governo municipal no desenvolvimento, planejamento e estímulo ao turismo no âmbito do município de Marcolândia e dá outras providências.

Requerimentos

O requerimento nº 01/2020 de autoria do vereador Antônio Luís Paiva Diniz, o Dunga, solicita o complemento do calçamento das ruas Antônio Aprício Costa e Antônio Joaquim de Sousa.

O outro requerimento apresentado pelo parlamentar foi o de número 02/2021 que requer a complementação do alambrado do campo de futebol.

A vereadora Maria Edilanjia Nobre (PP) apresentou requerimento nº 03/2021 solicitando capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, através dos técnicos do Cras e Creas para que os profissionais [os ACS’s] identifiquem as causas e situações de violência doméstica praticadas contra mulheres, idosos e crianças.

Publicidade

O requerimento nº 04/2021 de autoria da vereadora Simone Vianna (PSD) solicita a troca de lâmpadas nos postes para melhoras da iluminação pública.

Erivan Emerson que é vereador pelo PT apresentou requerimento nº 05/2021 solicitando a construção de banheiros públicos no Mercado Municipal para que atenda principalmente os feirantes.

O parlamentar solicitou também ações concretas de combate a Covid-19 e dentre essas, a divulgação de nomes da equipe cadastrada junto ao Governo do Estado para realização de busca ativa de casos e a fiscalização do uso obrigatório de máscaras e divulgação semanal do boletim de ocorrências da Covid-19.

Na ocasião ao ser decretado aberto pronunciamento ao púbico também usaram a palavra os representantes da sociedade civil e dentre outras autoridades o chefe de Gabinete, Matheus Matos, representando a sociedade; o ex-vereador Osvaldo Costa que é um dos mais antigos do município e esteve representando os vereadores; o pastor Galeno representante da Igreja Evangélica Verbo da Vida; o secretário de Administração Paulo Pinheiro, o Paulão, como representante da sociedade; a presidente da Associação da Serra, Célia; a secretária de Saúde de Marcolândia, Domitília Alencar, que na ocasião repassou as informações da Saúde em relação ao atendimento médico e testes e Covid-19.

Presenças

Publicidade

Estiveram presentes além dos representantes da sociedade civil lideranças religiosas e comunitárias, o vereador Chaguinha Ramos que é presidente da Câmara e demais parlamentares; o prefeito Dr. Corinto Matos; o vice-prefeito, Valmir de Juracy; os secretários: Eduardo Abraão (Esportes), Rafa Som (Cultura), Mateus Matos (Gabinete), Auxília Matos (Educação), José Vinicius (Meio Ambiente), Hailton Fernando (Cidades e Infraestrutura), Paulo Pinheiro (Administração), José Orlando (Agricultura) e Domitília Alencar (Saúde).

Veja fotos da primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marcolândia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS