Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Corpo de Bombeiros realiza treinamento de salvamento aquático

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros de Picos realizou, na manhã desta quinta-feira (06), na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, um treinamento de salvamento aquático para doze de seus integrantes.

A capacitação visa, primordialmente, preparar fisicamente os militares do CB para o carnaval de Bocaina, a realizar-se nos dias 23 e 25 de fevereiro, segundo informa o comandante Hamylton Lemos.

Tenente Hamylton Lemos, comandante do Corpo de Bombeiros de Picos

“Reunimos a guarnição para fazermos o treinamento de todo salvamento aquático. Esse treinamento visa pegar nosso material humano e utilizar da melhor maneira possível nos eventos que estão por vir, principalmente no carnaval. Geralmente, a região de Bocaina solicita nossos militares para atuarem lá e eles vão capacitados e com equipamentos necessários para essa missão”, informou.

O tenente Rangel, ministrante do curso, detalhou as técnicas que estão sendo aprimoradas com a capacitação.

“Nosso treinamento visa fazer toda a cadeia de salvamento de um afogado. Hoje aqui, por exemplo, a gente está fazendo uma piscina e nossa orientação são as seis fases do afogamento: reconhecer o afogado, fazer a aproximação dele usando flutuador ou o militar, abordagem da vida, forma de reboque, retirada da vítima e atendimento pré-hospitalar até que chegue a ambulância”, explicou.

Publicidade

Ele ainda aconselhou a população que vai participar do carnaval em Bocaina ou locais litorâneos a que tenham cuidado ao ingerirem bebida alcoólica e com crianças.

“Para a população, a primeira coisa é chamar o Corpo de Bombeiros, pedir ajuda, ligar para uma ambulância. A ideia inicial é a prevenção, evitando ingerir bebidas alcoólicas quando for nadar, fazer alguma coisa recreativa na água. Quem tem criança deve deixá-la sob a supervisão de um adulto o tempo todo”, frisou.

Nadadeiras, boias, capacetes, coletes foram alguns dos instrumentos utilizados na manhã de hoje no treinamento. Além disso, foram ensinados tipos de nados diferentes, como reboque e de recuperação, ou seja, para o caso do militar não conseguir realizar o reboque, que ele descanse no local enquanto chega reforço.

A corporação recebeu da Justiça do Trabalho alguns equipamentos para ações terrestres e aquáticas como caiaque, nadadeiras e um drone que, conforme o Tenente Hamylton Lemos, ajudará na identificação e combate a incêndios florestais.

Amanhã acontece a segunda parte do treinamento na própria Barragem de Bocaina. Posteriormente, uma nova demanda de militares passará pela mesma capacitação a fim de que toda a tropa esteja bem condicionada.

 

Publicidade

Imagens: Fabrícia Rivas

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS