Connect with us

ENTRETENIMENTO

8 erros que você comete na limpeza do banheiro e não sabe

Publicado

em

O banheiro é um cômodo da casa que precisa ser muito bem limpo. Afinal, ali podem se acumular sujeiras e seres microscópicos que são prejudiciais para a saúde. Por isso, a recomendação é que a lavagem dessa área seja feita uma vez por semana pelo menos.

Porém, de nada adianta essa frequência se algumas falhas impedirem que o banheiro fique realmente limpo e seguro. E o pior é que alguns desses erros são bem comuns e muitas pessoas nem percebem que os cometem.

“É fundamental estar atento a esses erros e adotar práticas de higiene e limpeza adequadas para manter o banheiro limpo e livre de bactérias e outros germes”, ressalta o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria.

A seguir, confira oito erros para evitar ao máximo na hora de limpar o banheiro da sua casa!

Pular a limpeza do vaso sanitário

Por ser uma tarefa mais “chatinha” e que algumas pessoas até acham nojenta, às vezes ela pode ser deixada de lado e feita apenas de vez em quando. Isso é um problema, já que o vaso sanitário é uma das áreas mais propensas à proliferação de germes. Ou seja: lave o vaso com frequência para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias.

Publicidade

Ignorar os acessórios do banheiro

Alguns itens, como torneiras, pias, maçanetas e espelhos podem acabar sendo esquecidos no meio da limpeza do banheiro. Eles também podem juntar germes e sujeira, então é essencial se lembrar deles. Você pode até fazer uma lista de tudo que precisa limpar no banheiro para não acabar se esquecendo na hora.

Esquecer dos cantos e reentrâncias

Cantos e reentrâncias no banheiro são outras áreas propícias para o acúmulo de sujeira e mofo, e o pior é que limpá-las exige um certo esforço, mas é necessário.

Utilizar produtos de limpeza inadequados

Usar o produto errado para cada superfície do banheiro pode acabar danificando o material e ainda não eliminando todas as impurezas presentes ali. O Dr. Bactéria sugere uma mistura que costuma funcionar na maioria dos casos.

“Recomendo a solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de detergente, mais uma colher de sopa de bicarbonato.  Não recomendo uso de água sanitária, porque além de não ser necessário, pode ocasionar dermatites nas pessoas e animais e propagar gases tóxicos”, explica o especialista.

Deixar de trocar as toalhas regularmente

É preciso trocar regularmente as toalhas de banho e de rosto, pois elas podem acumular bactérias, além de odores desagradáveis. Sobre a frequência dessas trocas, lembre-se: toalha de rosto deve trocar diariamente e a de banho pode ser de dois em dois dias.

Publicidade

Deixar o banheiro sem ventilação

A falta de ventilação adequada no banheiro pode levar ao acúmulo de umidade, o que favorece o crescimento de mofo e bactérias. Assim, é importante garantir uma boa ventilação, seja por meio de janelas, exaustores ou ventoinhas.

Não lavar as mãos adequadamente no dia a dia

Essa dica não é sobre limpeza do banheiro, mas sobre como mantê-la. Quando alguém não lava as mãos corretamente após usar o banheiro, pode levar à propagação de bactérias e outros germes para o ambiente, que estava limpo.

Usar o celular no banheiro

Por fim, uma dica para não levar as sujeiras que possam ter sobrado ou já surgido no banheiro para o resto da casa. Embora comum, o uso do celular na hora de ir ao banheiro pode levar à propagação de bactérias e outros germes para todos os cantos da casa. Evite e, se fizer isso, desinfete o aparelho com álcool isopropílico.

Fonte: Alto Astral

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS