Connect with us

DESTAQUES

Apresentações culturais e I Festival de Sanfoneiros marcam segundo dia do Arraiá Boa Esperança em Padre Marcos

Publicado

em

Como marca registrada de uma gestão que investe e valoriza a cultura local, a Prefeitura de Padre Marcos, através das Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, realiza o VI Arraiá Boa Esperança, um evento que agrega diversas manifestações culturais, valorizando sua identidade, história e sua gente.

Na noite desta quarta-feira, 12 de junho, aconteceu o segundo dia de programação do evento, marcado pela realização de apresentações culturais e o I Festival de Sanfoneiros da Boa Esperança.

O evento aconteceu na Praça do Abrigo, e contou com a participação de várias autoridades, como o prefeito Valdinar Silva, a primeira-dama Edilene Macedo, o vice-prefeito Valdo Benedito, vereadores e secretários municipais. Além da população, que de forma expressiva prestigiou o Arraiá.

O Arraiá Boa Esperança manifesta a paixão pela cultura nordestina, expressado por meio da cultura popular, a alegria, a tradição, a arte de aprender e gerar conhecimentos mútuos. Nesse cenário, as raízes culturais do povo nordestino se entrelaçam de maneira singular, tornando um instrumento essencial para construção e valorização da identidade cultural e social.

O evento o foi aberto com uma sanfonada, quando sanfoneiros do município e da região, adentraram no espaço cultural entoando o som da sanfona, acompanhado do triângulo e da zabumba.

A primeira apresentação foi conduzida por integrantes da junina “Piração”, quadrilha que anualmente se apresenta no município e em toda a região, se destacando pela autencidade, através das coreografias e encenações que remetem, à cultura das festas juninas. Também houve a apresentação dos casais destaques.

Outra apresentação, foi realizada pelo grupo Flauta-Doce, que entoou a música ‘Olha pro céu meu amor’. O grupo é composto por meninas e meninos estudantes da Escola Municipal Cândida Macedo.

O projeto Flauta-Doce é desenvolvimento no município, através da Secretaria de Educação, e tem se destacado, através de um repertório tradicional, fazendo releitura de grandes clássicos da música nordestina em várias apresentações no munícipio.

A terceira apresentação, foi marcada pela coreografia do xaxado que enaltece no cenário nordestino o amor de Lampião e Maria Bonita, representados por Roger e Geovana, que trouxeram consigo a missão de apresentar os personagens tão marcantes da história do povo nordestino, fazendo o resgate e a difusão através da arte de dançar.

Por último, aconteceu o I Festival de Sanfoneiros, onde os mesmos se apresentaram e mostraram seus talentos na sanfona com o autêntico forró tradicional. Mais de 20 sanfoneiros participaram, tanto de Padre Marcos, como de outras cidades como Picos, Sussuapara, Geminiano, Pio IX, Marcolândia, Alegrete e Jaicós.

No Festival, a sanfona, uma paixão compartilhada pelas mais variadas gerações, foi tocada por sanfoneiros que vão desde Vitorino Luz, que toca o instrumento há 40 anos, o Alvino Luz, o renomado e talentoso sanfoneiro, ao pequeno Ravi, de apenas 10 anos, da cidade de Geminiano, que desde cedo, já mostra seu apreço pela sanfona.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, ressaltou a importância do evento para a valorização cultural. “Estamos realizando o VI Arraiá Boa Esperança, na programação promovendo o Festival de Sanfoneiros, com participação de 21 sanfoneiros, sete de Padre Marcos e os demais de outros municípios da região. A Prefeitura de Padre Marcos, tem esse compromisso de buscar a cada dia valorizar mais a sua cultura, suas raízes, fortalecendo sua identidade cultural”, disse o gestor, expressando sua gratidão a todos que contribuíram para o sucesso de evento.

O vice-prefeito de Padre Marcos, Valdo Benedito, entusiasta do resgate da cultura e história local, expressou sua alegria pela realização do evento, ressaltando o sucesso do mesmo.

O secretário de Educação de Padre Marcos, Eraldo Gomes, enfatizou que a cultura é tratada como prioridade pela gestão. “Desde o início da gestão, tem sido colocado como prioridade o resgate da cultura e, isso tem enaltecido, reavivado os corações dos nossos padremarcoenses e o desejo de conhecer de perto a cultura, o que nós temos de talento na terra para poder mostrar a todos”, frisou.

Estiveram, também, presentes no evento, os vereadores Iranildo Carvalho, Antônio Chiquinho, Bonifácio Dias, Helton Carvalho, Sorriso e Geydson Macedo; os secretários Maria Lucia (Saúde), Lucicleide Dias(de Assistência Social), Erimar Carvalho (Transportes), Soênio Ribeiro (Esportes), Adjano Bento (Agricultura), a engenheira civil Wiliane Kelly, os ex-vereadores Maninha e Roberval Conrado, suplente de vereador, Natália Silva, Marlon Carvalho, o assessor jurídico Raimundo Vieira, dentre outros.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS