Connect with us

Araioses

Projeto Boi Guerreiro completa 26 anos de história em Araioses

Publicado

em

O projeto Boi Guerreiro é um dos mais tradicionais da cidade de Araioses, MA, contando com 26 anos de história. Ele faz parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.

Um dos atuais responsáveis do local, Raimundo Horácio Soares de Freitas, explicou como surgiu a ideia de fazer o projeto.“Quando fundaram a instituição APAE, surgiu outro sonho, também da filha de Gentil e Jacinta. Fabricia sempre foi apaixonada pela cultura, pelo Bumbá Boi do Maranhão e Boi Bumbá do Amazonas. A partir daí deu-se início ao Boi Guerreiro da APAE, pela paixão e vontade de ver tudo aquilo de perto”, disse.

Segundo ele, a primeira apresentação do Boi Guerreiro ocorreu no arraial de seu Nonato Ramos, e teve como música ‘’Santa Lendária’’ que retrata a história de João de Deus Magú, composta por Edmar Junior.

Raimundo destacou a importância da ação para a cidade.”É importante porque esse projeto faz uma culminância de jovens. É uma forma de poder ajudar eles tanto praticando atividades físicas, que é a dança, quanto ajuda os mesmos com transtornos, depressão e ansiedade”, informou.

O responsável relatou que o nome do projeto, também representa a resistência que cada um dos colaboradores teve para mantê-lo em funcionamento. “O nome de Boi Guerreiro da APAE também é pela luta, persistência e força de vontade de seus pais e todos que embarcaram nessa missão”, pontuou.

De acordo com Raimundo, as inscrições para aqueles que desejarem participar acontecem no início do ano.”No mês de janeiro é sempre aberto as inscrições, são realizados ensaios durante um mês para avaliar os inscritos, onde os mesmos passam por uma seletiva, pois todos os anos temos um limite de pessoas para compor o grupo. Geralmente trabalhamos com maiores de idade, mas sempre aparece jovens a partir de 15″, comentou.

Raimundo deixou por fim, um recado para toda a população.”A nossa cultura é muito rica em várias manifestações e infelizmente tem muitos jovens que não se atentam a isso. Que eles busquem se integrar mais nessas atividades que são de suma importância para nosso município”, finalizou.

Publicidade

Atualmente o projeto conta com 52 componentes, contando com brincantes e equipe de apoio.

Facebook

MAIS ACESSADAS