Connect with us

GERAL

Acadêmicos da UFPI de Picos irão realizar exposição interativa sobre o bairro Junco nos dias 16 e 17

Publicado

em

Acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Universidade Federal do Piauí, em Picos, irão realizar nos dias 16 e 17 de setembro, a primeira edição da exposição interativa “Ser Junco”.

O evento está marcado para iniciar às 17h, na quadrada da Unidade Escolar Miguel Lidiano, com o tema “Conheça e ajude na construção da história do bairro Junco”.

A exposição tem como objetivo aproximar a Universidade do bairro a qual está inserida e é uma atividade do programa de extensão “Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades”.

O programa pretende trabalhar através de projetos de capacitação, eventos, pesquisas e intervenções comunitárias na relação dos moradores com as cidades onde vivem, dando atenção especial às cidades da microrregião de Picos, onde se encontra o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí-UFPI, e, a partir de parceria com o Laboratório de Relações Humano-Ambientais – LERHA – do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIFOR.

A exposição é de responsabilidade da professora de Metodologia Científica da UFPI de Picos, Dra. Ada Raquel Teixeira Mourão, pesquisadora do Laboratório de Estudos das Relações Pessoa-Ambiente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (LERHA-UNIFOR).

A metodologia utilizada pelos acadêmicos para a realização do projeto foi a entrevista com moradores do bairro. Os alunos trabalharam a Bola de Neve (que consiste na indicação de pessoas para pessoas/moradores) e além disso duas outras técnicas foram trabalhadas, sendo uma, a do Mapa Afetivo (que detecta o sentimento das pessoas que moram no bairro), e a de georreferenciamento (mapeamento de ruas e avenidas).

Publicidade

Na exposição serão apresentados todos os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa e coleta.

“Uma das intenções dessa exposição é receber informações de moradores do bairro, aquelas que a gente não conseguiu obter”, destaca acadêmica Deborah Lays, do 6° período do curso de História da UFPI.

Deborah acrescentou ainda que a exposição tem como finalidade também chamar a atenção das autoridades do município como forma de conhecer melhor os problemas do bairro.

“Ele [o bairro] foi e é extremamente importante para a cidade, abriga a Universidade Federal do Piauí- Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, e é um bairro que tem vários problemas como saneamento básico, segurança pública, dentre outros”, destaca.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS