Connect with us

Alegrete do Piauí

40ª Zona Eleitoral de Fronteiras terá 320 mesários nas eleições deste ano

Publicado

em

A 40ª Zona Eleitoral terá nas eleições de 2022, o total de 320 mesários, de acordo com o cartório do município. A ZE abrange os municípios de Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.

Neste ano as eleições acontecem no dia 02 de outubro e definem presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais.

A mesária e o mesário são pessoas que, trabalhando na mesa receptora de votos, recebem o eleitor, trabalham para garantir o sigilo do voto e, com isso, a plena liberdade de escolha do eleitor, livrando-o de toda forma de assédio ou corrupção exercida no processo eleitoral.

O seu trabalho é, portanto, sinônimo de contribuição para o fortalecimento da democracia. Sua participação é fundamental e sem ele não há eleição.

Somente eleitora ou eleitor acima de 18 anos e em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderão ser mesária ou mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.

Publicidade

Quem não pode ser mesária ou mesário ?

  • Candidatas ou candidatos e respectivos(as) parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e o cônjuge;
  • Integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva;
  • Autoridades e agentes policiais, bem como funcionárias ou funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo;
  • Pertencentes ao serviço eleitoral;
  • Eleitoras ou eleitores menores de 18 (dezoito) anos.

Benefícios para mesários

Além da satisfação de ajudar a fortalecer a democracia do país, a mesária e o mesário contam com a garantia de alguns benefícios como:

• Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Art. 98, da lei 9.504/97);

• O exercício das atividades de mesária ou mesário será considerado como critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no Edital);

• Algumas instituições de ensino superior – IES firmaram convênio com o TRE-PI para reconhecer o tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral como atividade extracurricular. Veja a lista de IES conveniadas aqui .

Publicidade

• Alguns municípios possuem leis que garantem às mesárias e aos mesários benefícios como a isenção de taxa para concursos públicos municipais. Veja a lista de municípios que dispõem de tal legislação aqui . Veja também a lei estadual que dispõe sobre este benefício aqui.

Remuneração

A mesária e o mesário recebem auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições e tem direito a dois dias de folga para cada dia de convocação.

33.902 mesários vão trabalhar nas eleições gerais no Piauí.

Da redação Cidades na Net com informações do TER-PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS