Connect with us

GERAL

Agricultor perde 80% do que planta pelo atraso nas chuvas, diz Fetag-PI

Publicado

em

Com o atraso nas chuvas no sul do Piauí, o agricultor piauiense chegou a perder cerca de 80% do que plantou. A informação é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag) que garantiu que o prejuízo dos agricultores se refere à escassez das chuvas, já que o período chuvoso deveria estar terminando, mas ainda nem começou. O governo do estado informou que estão sendo realizadas ações como planos de irrigação, disrtribuição de sementes e identificação de locais que precisam da ação de carros pipa.

Para os agricultores que têm sofrido com a falta da chuva, como a agricultora Joana Paula dos Santos, a perda foi considerável. “A gente tombou (arou) a terra e ficou só a terra limpa, sem nada e seca. Sem condições nenhuma de nascer nada”, contou. Já para outros, como o agricultor Wilson Adão dos Santos, a esperança é o que os motiva. “É só ter fé em Deus e esperar a chuva chegar”, disse.;

De acordo com o secretário da política agrícola da Fetag, Paulo Manoel Carvalho, o Sul do estado é a região mais castigada com a falta de chuvas. “A safra da agricultura familiar do Piauí em todas as regiões está comprometida porque além de a chuva ser pouca, ela chegou de forma tardia. Na região onde o calendário de plantio começa primeiro, a chuva não veio, a plantação não cresceu e está um pouco tarde porque a região já está no fim do período chuvoso”, disse.

Um dos municípios do Sul do Piauí que também foi bastante afetado foi o município de Paulistana, a 452 km de Teresina. Segundo o secretário de agricultura da cidade, Renato Carvalho, o açude de Ingazeiras, que abastece o município, perdeu volume nos últimos anos e tem prejudicado o abastecimento da região. Ainda segundo ele, a distribuição de água em carros pipa ficou prejudicada. “Das 684 carradas, tivemos que reduzir para 371”, contou.

O governo do estado informou que já começou a fazer distribuição de sementes para agricultores de todo o estado para fazerem o plantio e posterior colheita. De acordo com o governo, estão sendo realizadas ainda ações como planos de irrigação no estado e  a identificação de locais que precisam de carros pipas.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS