Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Saúde promove palestra e exames de PSA na abertura da Campanha Novembro Azul; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí administrada pelo prefeito Jorismar Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (11), a abertura da Campanha Novembro Azul.

Com o tema “A força do homem está na coragem de se cuidar” o evento foi realizado na Quadra Poliesportiva com palestra e promoção de exames de PSA, em todos os homens presentes, além de aferição de glicemia e pressão arterial. Durante o evento foi servido coffe break e entregue brindes aos 100 primeiros participantes.

As ações desta sexta marcam a primeira etapa da campanha conforme destacou ao Cidadesnanet.com, a secretária de Saúde, Rosa Maria. As etapas seguintes consistem na realização de exames como ultrassonografia em casos detectados com alteração, entre outros procedimentos.

Secretária de Saúde Rosa Maria

A palestra foi ministrada pela enfermeira Maisa, que destacou em entrevista, que as ações são importantes para a conscientização dos homens e da população em geral.

Foi enfatizado ainda pela profissional que os tabus – um dos obstáculos para muitos homens – devem ser rompidos para com a realização de exames como o toque retal, que é muito importante para detectar o tamanho e a textura da próstata.

Dentre os sintomas, quando em estágio avançado [da próstata], pode apresentar micção frequente, bem como fluxo urinário fraco ou interrompido. No estágio inicial não há aparecimento de sintomas.

No tocante ao PSA, o procedimento é utilizado com a finalidade de rastrear o câncer em homens que não apresentam sintomas e também é um dos primeiros exames em homens que apresentam sintomas. O exame é realizado por meio de coleta de sangue e mede a quantidade de Antígeno Prostático – proteína produzida pela próstata. 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que foram realizados 175 exames de PSA durante o primeiro dia das ações.

Novembro Azul

Publicidade

Novembro é considerado o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS