Connect with us

GERAL

Bombeiros monitoram novos focos de queimadas no cerrado e semiárido do Piauí

Publicado

em

s de queimadas no Piauí, que registrou 259 novos focos somente nas últimas 48 horas, de acordo com dados de satélite disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A situação mais preocupante se concentra no cerrado e semiárido do estado.

“São duas regiões que já estão sofrendo a ação do El Niño, com sua intensidade e sua força. Estamos só começando esse período e há possibilidade dele se agravar, já que estatisticamente o registro do nosso pico de ocorrência de queimadas é justamente nos meses de setembro e outubro”, explica o coronel José Veloso. 

Um incêndio de grandes proporções na cidade de Aroazes, semelhante ao registrado recentemente em Canto do Buriti, foi controlado nesta segunda-feira (4) pelo Corpo de Bombeiros. Apesar disso, as áreas devastadas pelas chamas ainda concentram risco para ocorrência de novos incêndios naquela região.  

“Aquela borda da queimada, onde é feito o controle, vai deixando vários troncos que não se apagam e continuam queimando por alguns dias e, retornando algumas situações, há possibilidade do transporte de fagulhas até 100 metros de distância e ali tem o início de um novo incêndio”, concluiu o subcomandante da corporação. 

O Piauí possui um canal para denúncias de fogo descontrolado e queimadas ilegais. Na última sexta-feira (1), dois homens foram presos no município de Alvorada do Gurguéia como suspeitos de serem os responsáveis pelo incêndio criminoso que ameaçou o Parque Nacional da Serra das Confusões.

Publicidade

Fon te: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS