Connect with us

GERAL

Caravana de Direitos Humanos leva serviços para Canavieira; vereadora Marisethe solicitou e acompanhou ações

Publicado

em

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí (Sasc-PI), está garantindo que serviços básicos como emissão de documentos, carteira de identidade e de trabalho, testes de saúde e informações sobre os principais programas desenvolvidos pelo Governo Federal e Governo do Estado possam chegar de forma mais acessível à população que mora mais distante dos centros urbanos através das Caravanas de Direitos Humanos.

O grande objetivo das caravanas é ofertar serviços à comunidade, através dos órgãos governamentais parceiros, com a perspectiva de fortalecer a interação democrática entre Estado e a sociedade civil para efetivação de políticas públicas em direitos humanos, contribuindo para que a população beneficiada possa melhorar suas condições de vida, tendo acesso aos serviços públicos.

Na cidade de Canavieira, situada a 416 km de Teresina, os serviços da Caravana dos Direitos Humanos chegaran nesta sexta-feira, 06 de outubro, graças aos esforços da vereadora Marisethe Amorim e foram ofertados na Unidade Escolar Mariano José Roberto, situada no centro do município.

“São ações de grande importância porque dão direitos às pessoas e também são necessárias porque existem muitas pessoas que ainda têm seus direitos violados em pleno século XXI. Essa iniciativa do governo do estado em conjunto com demais órgãos valoriza o ser humano como realmente ele deve ser valorizado”, destacou Marisethe Amorim.

A diretora de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva, resssaltou a importância da receptividade no município.

“Foi uma solicitação feita pela vereadora Mariseth Amorim que é guerreira, combativa, compromissada com o município. Para nós foi muito gratificante a participação das pessoas. Teve muita procura e muita demanda. É muito importante essa ação porque incorpora aquelas pessoas que têm dificuldade de acesso a esses serviços. Só temos a agradecer pela participação do município e mais uma vez parabenizar e elogiar a vereadora Mariseth. Quero deixar nosso abraço a população do município de Canavieira e ao nosso Gilvan que abriu as portas da escola”, destacou Conceição.

Socorro Andrade é membro da caravana da Sasc. “Quero agradecer muito por esse momento. Foi um grande evento e pretendemos voltar mais vezes através da nossa vereadora com mais informações, mais trabalho. Foi um pontapé para as pessoas saberem o que o governo faz, o que é o trabalho da Sasc porque até então ninguém sabia desse trabalho através da caravana. Foi um momento muito especial e quero parabenizar a vereadora e toda equipe que esteve aqui”, elogiou.

Publicidade

Essa ação tem se consolidado como um instrumento de grande importância, contribuindo para que mais pessoas possam acessar aos serviços públicos. “Durante a realização das ações do projeto, pudemos perceber a grande demanda reprimida que existe ainda nas comunidades rurais. Defendemos com essa constatação o aprimoramento dos serviços da caravana, inclusive com a participação de outros serviços e órgãos governamentais”, ressaltou Conceição.

O projeto iniciou em maio e já contemplou várias comunidades em cidades como Porto, Inhuma, Amarante, Floriano, Novo Oriente Guadalupe, Marcos Parente e Canaveira, com uma participação bastante significativa de pessoas que buscam os atendimentos oferecidos e informações sobre programas de Governo nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Órgãos parceiros

Para a realização das caravanas, a Sasc conta com importantes parceiros com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Canal Educação, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do Instituto de Identificação, Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Ouvidoria Geral do Estado, além do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Cidadania Ativa, que promove a ação “Direitos Humanos na Comunidade” e os gestores dos municípios que receberão os serviços, cuja contrapartida é o apoio logístico, fundamental para o êxito da ação.

Kelson Brito do Instituto de Identificação Félix Pacheco, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, agradeceu ao município de Canavieira pela receptividade. “As pessoas são muito graciosas, o diretor da escola, nossa vereadora Mariseth, pessoas que vieram a somar conosco e agradecemos muito essa participação”, disse.

Serviços oferecidos

Os serviços oferecidos pela Sasc na caravana são: atendimento e informações sobre direitos humanos, emissão de carteira de nome social, prestação de informações com  da diretoria de Enfrentamento LGBTFOBIA, o programa Cidadania Ativa, com serviços de oficina da beleza, corte de cabelo masculino e feminino, esmaltação de unha, limpeza de pele, tranças afro em crianças e ainda emissão de carteira de trabalho digital, carta de encaminhamento para empregos e cadastro no Sistema Nacional de Empregos por meio do Sine. Nos quatro municípios foram atendidas 420 pessoas com esses serviços.

Publicidade

O projeto Cidadania Ativa realizado em parceria com a Sasc desenvolve serviços de cortes de cabelo masculino e feminino, limpeza de pele, esmaltação. “Superou nossas expectativas. Estamos agradecidos porque ela nos chamou e a secretaria prontamente atendeu. Retornamos a Teresina com muita alegria porque foram superadas todas as expectativas”.

Já a Sesapi oferece os serviços de aconselhamento e testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, disponibilização de material informativo e insumos de prevenção; preservativo masculino e feminino. Foram realizados 450 testes (HIV, sífilis, Hepatite B e C).

Realização de divórcio e reconhecimento de paternidade

Por meio de suas equipes, a Segurança Pública oferta serviços de emissão e retificação do RG. Nos quatro municípios já foram ofertadas 466 novas carteiras, sendo um dos serviços mais procurados.

A Ouvidoria Geral do Estado presta serviços de escuta, denúncias, sugestões e elogios de como está sendo avaliado as políticas públicas do Governo Estadual. Este ano foram realizados 240 atendimentos.

Publicidade

A Defensoria Pública do Estado tem possibilitado a regularização de situação de casais com serviço de divórcio, guarda de menores, pensão alimentícia, isenção de taxa do RG, reconhecimento de paternidade no registro (genitor declarando), informações sobre processos acompanhados pela Defensoria e informações jurídicas.

E a Seduc presta informações sobre o Canal Educação e cursos online disponibilizados. Também merece destaque a atuação da Secretária das Mulheres, que vem participando das caravanas levando informações de enfrentamento a violência contra as mulheres, campanhas e orientações.

Veja os serviços

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS