Connect with us

GERAL

Com recorde de temperatura, Teresina registra maior consumo de energia da década

Publicado

em

Nessa segunda-feira (25), Teresina registrou o maior consumo de energia elétrica dos últimos dez anos, conforme a Equatorial Piauí, no mesmo dia em que a cidade registrou a maior temperatura do ano. O segundo maior registro aconteceu ainda na última quinta-feira (21).

Nessa quinta, o consumo registrado foi de 905 mega watts às 23h. No dia 21, 877 mega watts, no mesmo horário.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram
Temperatura (acima) e umidade registradas em Teresina nesta segunda-feira (25) - Teresina registra maior consumo de energia elétrica dos últimos 10 anos, diz Equatorial — Foto: Inmet

Temperatura (acima) e umidade registradas em Teresina nesta segunda-feira (25) – Teresina registra maior consumo de energia elétrica dos últimos 10 anos, diz Equatorial — Foto: Inmet

Segundo a Equatorial, as 23h é o horário de maior consumo porque a maioria das pessoas está em casa. Com as altas temperaturas, a tendência é que os moradores usem mais o ar condicionado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na quinta-feira (25) alcançou 40,2°C por volta das 18h, quando a umidade estava em 26%. A sensação térmica, no entanto, é ainda mais alta. O registro foi o recorde de temperatura na capital em 2023.

Período mais quente do ano no Piauí

Teresinenses tentam se esconder do calor — Foto: Pedro Victor/g1 Piauí

Teresinenses tentam se esconder do calor — Foto: Pedro Victor/g1 Piauí

O Piauí vive o “B-R-O BRÓ”, como é chamado popularmente o período mais quente do ano no estado, em referência à última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Durante o período, a temperatura ultrapassa os 40 graus e a umidade cai a níveis de deserto, abaixo dos 15%.https://825b57d417e68790871801e452ac2967.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Publicidade

Segundo Werton, climatologista e também Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, é importante serem tomados alguns cuidados com a saúde durante o período de calor, como evitar atividades físicas nos horários de pico de calor, se hidratar, usar protetor solar e evitar exposição direta ao sol.

“O horário de pico do calor no Piauí é às 15h; e às 16h é o horário crítico de baixa umidade. Importante lembrar que a umidade só se reestabelece no Piauí após às 19h e a temperatura só vai melhorar na madrugada, mas às vezes nem nesses horários por causa do B-R-O Bró”, explicou.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS