Connect with us

GERAL

CTA de Picos oferece manhã de serviços de saúde para profissionais do sexo

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento, juntamente com as coordenações da Mulher, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, do Adulto e HiperDia, realizaram uma manhã de atenção à saúde das profissionais do sexo, na Unidade Básica Belinha Nunes, no bairro São Vicente.

De acordo com a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, o evento é em alusão a 2 de Junho, no qual foi comemorado o Dia da Profissional do Sexo. Para ela, levar os serviços para fora dos muros do Centro de Testagem tem suma importância, pois aproxima a entidade dessas mulheres que, muitas vezes não procuram os serviços por falta de tempo.

Isabel Fontes, coordenadora do CTA

“Estamos aqui no Belinha Nunes fazendo esse evento extra-muro, com a participação de todas as coordenações. É a Secretaria de Saúde quem está promovendo este serviço para as profissionais do sexo, porque no dia 2 foi comemorado o dia delas. Então nos reunimos e achamos importante trazermos esse serviço até elas, até mesmo por conta do tempo que elas podem não ter para procurarem esses serviços, assim como outros fatores, e essa é nossa preocupação. Estamos hoje com o CTA ofertando exames e divulgação da PrEP, porque elas são do grupo que tem maior prevalência. Por isso a importância de falar sobre esse programa, que é a Profilaxia de Pré-disposição ao HIV. Ele é o uso de medicação com dois antirretrovirais em um único comprimido, com mais de 90% em eficácia. Ofertamos toda segunda e já convidamos essas mulheres a estarem indo ao CTA”, relatou a coordenadora.

Ronilce Lopes, coordenadora de Saúde da Mulher, explicou que tipos de serviços foram oferecidos para as profissionais do sexo. “Hoje estamos aqui ofertando alguns dos serviços que a Secretaria de Saúde disponibiliza para os usuários. Aqui no Belinha Nunes estamos com imunização – que são as vacinas, com testes sorológicos – para averiguar se essas mulheres possuem algum problema com DST’s, exame de prevenção ao câncer de colo de útero e um bate-papo sobre a maneira que devem agir no que diz respeito aos cuidados que elas devem ter com a saúde. Este é um evento valiosíssimo porque além de cuidar dessas mulheres, mostra para elas que estamos aqui sem preconceito, para cuidar de verdade, porque essa deve ser nossa missão enquanto profissionais de saúde”, afirmou ela.

Ronilce Lopes, coordenadora da mulher

A enfermeira do Belinha Nunes, Sery Neely Lima, disse que desde que assumiu o espaço, entrou em parceria com a Associação das Profissionais do Sexo de Picos – Aprosepi – a fim de manter um cuidado especial com estas mulheres que põem em certo risco a saúde, muitas vezes, por falta de informação.

Publicidade

Sery Neely

“Aqui no Belinha Nunes nós sempre trabalhamos com essa demanda. Desde quando entrei, tive uma parceria muito bacana com a Aprosepi, e essa associação me ajudava a trazer essas mulheres para a unidade de saúde para que a gente pudesse estar prestando assistência em prol da prevenção do câncer de colo de útero e de mama, e das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Então sempre que têm essas ações, abrimos espaço, até porque na comunidade temos muitas profissionais do sexo e precisamos levar informações a elas, pois elas precisam sentir que nos importamos com a saúde delas e que elas mesmas precisam se importar com isso”, relatou.

A representante da Aprosepi, e pioneira do grupo em Picos, Leonísia Osório, declarou ser importante a realização desse tipo de evento e lamentou a pouca adesão das profissionais do sexo.

Leonísia, ao centro

“Para mim é muito importante estar aqui com minhas companheiras, realizando esse exame, porque é uma coisa rara o pessoal do CTA sair de seu local para ofertar esses exames e é preciso que as pessoas deem o merecido valor a isso, pois é a saúde quem está indo de encontro às pessoas e não o contrário. Desde o início da Aprosepi que ressaltamos a importância de manterem esses exames em dia. Sempre estou atenta a convidar todas a participarem desses eventos, mas, infelizmente, não vêm todas. Contudo, as que vêm já é um grande passo”, disse.

Ana Joana

A profissional Ana Joana, ressaltou a importância do cuidado que elas devem ter com a saúde. “Esse evento é muito importante, pois faz com que eu cuide de minha saúde. Independente do preconceito que as pessoas tenham, porque vale dizer que sofremos muito, é minha saúde que é importante. Então não ligo para o que falam, contanto que eu esteja bem de saúde, cuidando de mim mesma”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS