Connect with us

GERAL

“Dia histórico”, diz presidente do Tribunal de Justiça do Piauí sobre escolha da nova desembargadora

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, classificou como “dia histórico” a sessão desta sexta-feira (14) com a escolha da nova desembargadora com vaga exclusiva para as mulheres. A sessão teve início agora pouco.

“É um dia histórico, que dá dignidade e destaque às mulheres que são maioria no país”, disse o presidente. 

Cinco juízas disputam a vaga:

Maria Luiza de Moura Mello e Freitas
Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses Carvalho
Haydée Lima de Castelo Branco
Lucicleide Pereira Belo
Maria Célia Lima Lúcio 

A juíza Lucineide Belo destacou a importância da eleição com vaga exclusiva para mulheres. 

Publicidade

“O Tribunal de Justiça hoje experimenta uma nova fase, uma fase em que tem que contemplar mulheres. Não que não se esteja contemplando ao longo dos anos, mas que o número ainda é reduzido de mulheres nas cortes em todo o país, não só no Piauí. Então hoje é um momento histórico para nós mulheres, para as mulheres do judiciário, para o próprio Tribunal”, disse. 

A juíza Maria Luiza de Moura Mello disse que a conquista teve apoio do CNJ.

“A desembargadora Fátima Leite assumiu por antiguidade, então nos motivou e incentivou nessa decisão do CNJ a reconhecer que a representatividade aqui no tribunal é fundamental para que a gente possa também incentivar outras mulheres a chegarem aqui”, afirmou. 

A candidata Maria Célia Lima Lúcio, juíza que disputa a vaga destacou que “a sessão de hoje é uma sessão histórica porque a candidata que sair vencedora nesse certame, a vitória não será só dela, mas a vitória será de todo o estado do Piauí e, quiçá, da justiça brasileira, de todos nós brasileiros”.

Publicidade

Confira mais fotos:

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS