Connect with us

GERAL

Governador discute criação de polos de tecnologia em Picos e outras duas cidades

Publicado

em

O governador Wellington dias se reuniu, nesta quinta-feira (18), com representantes da Câmara Setorial da Tecnologia do Piauí, universidades e instituições de ensino tecnológico, e órgãos estaduais de fomento à pesquisa, para discutir a implementação de um projeto de criação de polos de tecnologia em cidades estratégicas do Piauí.

O projeto apresentado por representantes da Câmara Setorial de Tecnologia é baseado em um amplo estudo, que envolveu os setores ensino e pesquisa do estado, além da iniciativa privada. O empreendimento consiste na criação de polos de tecnologia nos municípios de Parnaíba, Teresina e Picos. Esses centros digitais trabalhariam em consonância.

Segundo o presidente da Câmara Setorial de Tecnologia do Piauí, Anderson Soares, o aceno positivo do estado surge em um momento determinante. “O governo entendeu bem que a tecnologia tem que estar presente em todas as áreas do setor da economia e em benefício da sociedade em geral. A iniciativa privada já vem fazendo diversas ações junto à academia, agora o governo vem abraçando essas ações e a gente acredita que com isso possamos dar andamento a diversos projetos”, constata Anderson.

Para o governador Wellington Dias, o fomento e a implementação de projetos tecnológicos, oriundos de empresas genuinamente piauienses, serão decisivos na geração de emprego e renda no estado. “Hoje as pessoas precisam de tecnologia para praticamente todas as suas atividades diárias. Para o celular, softwares para empresas e também para o setor público. No Piauí nós já trabalhamos com tecnologias de forma direta nas áreas de tele-educação e tele segurança. Muitas de nossas empresas estão em expansão e atingindo novos mercados em outros estados da federação. Tudo isso gera emprego e renda, fazendo a economia crescer”, destacou.

Representantes da Câmara Setorial apresentarão um cronograma para a criação dos polos. Dentre as necessidades apontadas está a aprovação da lei de inovação, que deve ser apresentada tão logo à Assembleia Legislativa; a liberação de recursos para o projeto de Fomento à Inovação e Competitividade no Piauí; a consulta à Câmara, pelo Estado, na aquisição de softwares; e o investimento de R$ 2,5 milhões por ano para a manutenção das atividades dos três polos, através de um fundo administrativo.

Publicidade

Segundo o presidente Anderson Soares, as empresas com participação nos polos digitais entrarão com uma contrapartida para a manutenção do mesmo. O objetivo é de que o Governo do Estado não arque sozinho com os custos, havendo a perspectiva de que esses recursos possam retornar ao Estado, uma vez que essas empresas gerem resultados.

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS