Connect with us

Francisco Macêdo

IV Semana do Bebê é aberta em Francisco Macedo e chama atenção para cuidados na primeira infância; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Macedo, por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICF formada pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (29), a IV Semana do Bebê.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório Francisco das Chagas Alencar. A quarta edição que tem como tema “Todos juntos pela primeira infância” vai trabalhar atividades durante toda essa semana até o dia 02 de setembro.

A abertura ficou por conta da assistente social, Sara Leal, que é articuladora do Selo UNICEF. Durante pronunciamento explicou a necessidade e os benefícios em investir na primeira infância.

“É na primeira infância que a criança desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Ao investir na primeira infância e assegurar o direito à saúde, educação de qualidade, promove-se também a redução das desigualdades”, destacou. “Graças a Deus a gente está trabalhando muito em parceria e que isso continue crescendo”, pontuou Sara.

Ano após ano a semana do bebê tem contribuído para resultados que impactam de forma positiva na vida de crianças de 0 a 6 anos.

Após o pronunciamento de abertura, as autoridades foram convocadas para a composição da mesa de honra. São elas: vice-prefeito, Odair Lopes; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares; secretário de Administração, Carlos Marinho; secretária de Educação, Reneuda Alencar; Everalda que esteve representando o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho; o controlador interno, Acileide Coutinho (Gordim); e o presidente do Conselho Tutelar, Edvaldo Manoel.

As mobilizadoras da Educação, Assistência Social e Saúde, são: Aurileia Paiva, Rivândia Macedo e Jéssica, respectivamente, além da mobilizadora do NUCA, Leonízia Santos, e a coordenadora da BAE, Daniela Sousa.

O vice-prefeito, Odair Lopes, no uso da palavra fez cumprimentos a todos que marcaram presença.

Publicidade

“Agradecer a Deus por presenciar esse momento importante para nosso município e parabenizar a secretaria de assistência social e demais secretarias por este grande evento, por esta preocupação em cuidar das gestantes, bebês e crianças do nosso município. Parabenizar a administração do prefeito Novim”, disse.

“São com essas ações que parecem simples, mas que têm uma importância muito grande e a gente consegue cada vez mais no nosso município trazer melhores dias de vida para nossa população. Temos que começar a cuidar desde cedo, desde as mamães gestantes, crianças e bebês para crescerem saudáveis e construir um futuro cada vez melhor para nosso município”, concluiu o vice-prefeito.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ester Damares, destacou em seu pronunciamento que além da integração profissional, a IV Semana reforça os cuidados da gestão em zelar pelas crianças.

“Orientar através de palestras e agradecer pela parceria que temos porque essa semana está sendo desenvolvida com todos que fazem parte da gestão. Cada um tem sua parte de contribuição e a gente sempre busca se ajudar, trabalhar em conjunto para que consigamos realizar o máximo, fazer bem feito e atingir nosso objetivo que é cuidar de nossas crianças através da educação, assim como orientar os pais sobre algum problema que venha apresentar, bem como sobre autodesenvolvimento na escola”, destacou a primeira-dama.

Reneuda Alencar que é secretária de Educação, também falou no evento. Ela destacou de forma breve o período quando foi desenvolvida a Semana do Bebê no município e salientou a adesão da Educação.

“Começou pela assistência social primeiro. Esse ano fizemos a adesão pela educação na primeira infância na escola […] é a parte melhor de fazer o acompanhamento e corrigir o que se faz necessário, onde é notificado algo na criança, para ser corrigido e acompanhado no tempo certo. Não é uma responsabilidade só da saúde, educação e da assistência social, mas de toda sociedade. Quando a gente vê algum problema devemos levar para a assistência, saúde. Hoje já se tornou lei esses cuidados”, disse citando demais profissionais que estão inseridos na equipe e o plano nacional da primeira infância. “Está sendo estudado o estadual e municipal”, completou.

Reneuda informou também que já receberam um guia para facilitar as ações.

Representando o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, a profissional e mobilizadora da saúde, Everalda Pereira, frisou que é um dos momentos de maior sensibilização para com os cuidados da criança.

“Este momento é uma sensibilização geral sobre a criança começando do pré-natal da mãe até os seis anos, mas isso requer outros programas que subsidiam até idades mais avançadas. A Saúde tem o poder de acompanhar a criança sadia. A gestante procura saber como anda a gravidez e a saúde tem a obrigação de investigar se realmente está bem”, frisou.

Everalda enfatizou a importância da amamentação. “A criança que é amamentada ela está sugando os nutrientes para que se fortaleça”, destacou mencionando o período da puericultura, o papel dos agentes comunitários de saúde entre outros fatores que envolvem o acompanhamento de gestantes.

Everalda aproveitou para falar que a Secretaria de Saúde possui vários profissionais. “Está completa. Ela tem a partir do agente comunitário, médicos, assistentes sociais, odontólogos, e todo o processo para que a gente identifique o mais breve possível qualquer índice de mau formações. Só temos a agradecer e estamos prontas para ajudar nesse processo tão importante”.

“A Semana do Bebê é um chamamento para refletirmos melhor e ter compromisso, e que vocês procurem seus direitos na educação, saúde, na assistência social”, orienta Everalda.

Na ocasião o secretário de Administração, Carlos Marinho, agradeceu pelo convite e convidou todos para uma reflexão sobre a importância dos cuidados.

Publicidade

“Sabemos do compromisso do gestor e ele deixa claro em todas as partes que precisa cuidar do povo, principalmente do alicerce da sociedade […] o primeiro momento ele discutiu quais são as políticas públicas e como ampliar”, frisou detalhando sobre destinação de recursos, entre outros fatores.

Ao final do primeiro dia, foi servido lanche para os participantes.

Programação

A programa terá continuidade nesta terça-feira (30), com contos e brincadeiras para as crianças de 0 a 6 anos, das 7h30min às 13h00min, no mesmo local que houve abertura.

Na quarta-feira (31) haverá encontro com gestantes e lactantes sobre a amamentação e cuidados com a gestante, às 14h00min, também no auditório Francisco das Chagas Alencar.

As atividades de quinta-feira, 1º de setembro, terão como ponto principal a saúde bucal para crianças de zero a seis anos e seus pais. O encontro acontece na creche Ananias Alencar das 9h00 às 14h.

Publicidade

O encerramento da IV Semana do Bebê será na sexta-feira (02) com entrega de kits para gestantes e premiação do Bebê Prefeito no auditório Francisco das Chagas Alencar às 9h.

Veja mais fotos do 1º dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS