Connect with us

GERAL

Operação do Procon fiscaliza e interdita academias em cidade do Piauí

Publicado

em

Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (Cref), iniciou na manhã desta terça-feira (13) uma operação para fiscalizar academias em Teresina. De acordo com os fiscais, 15 estabelecimentos devem ser interditados por irregularidades.

“O objetivo da operação é a regularização de todas as academias. Através da parceria com o Cref estamos fiscalizando especialmente se há profissionais de educação física credenciados. Primeiramente faremos um trabalho educativo: de advertência, auto de infração e por último o processo de interdição”, explicou o fiscal José Arimatéia Leão.

 Academias não tinham profissionais de educação física (Foto: Gil Oliveira)

A ação iniciou na Zona Sul de Teresina, onde duas academias notificadas anteriormente foram fechadas por não terem profissionais de educação física exercendo a função. Em vez disso, o cargo era ocupado por estagiários ou pessoas leigas.

“Uma das academias fechadas já tinha sido notificada duas vezes. A operação vai continuar na próxima semana e outros estabelecimentos com notificações serão interditados, já que o prazo de regularização esgotou”, acrescentou o fiscal.

Os proprietários das academias fechadas serão multados, de R$ 400 a R$ 6 milhões, de acordo com o poder aquisitivo e reincidência da prática abusiva. Além da falta de profissionais de educação física, a fiscalização encontrou equipamentos inadequados e academias sem licença da funcionamento.

Publicidade
 “A operação vem ocorrendo desde o ano passado. São 200 academias regulares e 15 autuadas anteriormente serão fechadas”, completou o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Clarlie Maia.

Imagem apenas ilustrativa/Google

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS