Connect with us

DESTAQUES

Piauí apresenta redução de óbitos maternos e infantil

Publicado

em

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está comemorando uma significativa redução nas taxas de mortalidade materna e infantil. Os dados comparativos entre 2023 e os primeiros cinco meses de 2024 revelam uma tendência de queda nesses indicadores.

De acordo com os números divulgados, os óbitos maternos reduziram em 50% em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto as mortes infantis caíram 25,5%. A maternidade tem realizado, em média, 570 partos por mês, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, evidenciando uma maior capacidade de atendimento.

Entre as principais causas de óbitos maternos estão síndromes hipertensivas (eclâmpsia e pré-eclâmpsia), infecções durante a gravidez e hemorragias. Muitos desses casos envolvem gestações de alto risco que necessitam de interrupção precoce, resultando em prematuridade e suas complicações, fatores que aumentam a morbimortalidade e a cronicidade ao nascimento.

A diretora da NMDER, Carmen Viana, destacou a importância de uma infraestrutura moderna, a contínua qualificação dos profissionais, uma gestão eficiente e um trabalho em rede bem coordenado. “Nosso interesse e cuidado estão voltados para contribuir na melhoria do cuidado prestado na rede de assistência à gestante e ao neonato com vista à redução dos indicadores de mortalidade nesse grupo. É importante que toda a rede funcione de forma conectada, tanto no que diz respeito à atenção primária, secundária e terciária. A nossa maternidade realiza a assistência de alta complexidade”, afirmou Viana.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS