Connect with us

GERAL

Piauí tem 167 mil endereços sem nome e 46.994 endereços com Santo no nome

Publicado

em

O Piauí tem 167,2 mil endereços em espaços públicos sem nome, conforme revela o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta (14).

O levantamento também mostrou que muitas endereços do estado refletem a religiosidade popular, com “Santo” ou “Santa” no nome.

Quando o endereço está em um local sem nome significa que a via pública não possui um nome específico para aquele local. Ele geralmente é identificado por pontos de referência ou distâncias a partir de locais conhecidos.

O trabalho do Censo 2022, iniciou com uma lista prévia de 89.327.652 endereços. Desses, 81,5% foram confirmados e 18,5% foram excluídos durante a coleta, que ainda acrescentou 33.992.241 novos endereços ao CNEFE.

“A contribuição dos 120 mil recenseadores foi fundamental. Foram os trajetos por eles percorridos e o seu trabalho de cobertura que nos permitiram ter o produto que estamos entregando hoje para a sociedade”, observa Eduardo Baptista, gerente do CNEFE.

Publicidade

Morar em um lugar sem nome é, segundo o gerente, um fator que pode impedir o cidadão de alcançar cidadania.

“O endereço é também um indicador de cidadania. Isso significa que o cidadão que vive em um endereço sem número ou em uma rua ou avenida sem denominação está sofrendo algum tipo de déficit na sua cidadania, pela não formalização daquele endereço ou logradouro pelo poder público municipal”, declarou.

Religiosidade

“São José” está presente em 7.198 endereços do estado, e outros 5.368 endereços em logradouros com a denominação de “Santo Antônio”, refletindo a religiosidade da população piauiense.

Segundo a pesquisa,  há 46.994 endereços localizados em logradouros cuja denominação tem a palavra “São”, seguido de 20.361 endereços localizados em logradouros iniciados com a palavra “Santa”, outros 15.687 endereços com a palavra “Doutor” em sua denominação, e 11.564 endereços em logradouros com a palavra “Coronel”. Outros títulos com elevada incidência nos logradouros piauienses foram: “Professor”, “Santo”, “Vereador”, “Padre”, Presidente”, e “Dom”. Já no Brasil havia 2,3 milhões de endereços localizados em logradouros iniciados com a palavra “São”, seguido de “Doutor”, em 1,7 milhão de endereços.

Publicidade

Fonte: Piauí Hoje / Foto: CCOM/Governo do Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS