Connect with us

GERAL

Prefeitura de Marcolândia promove curso de prevenção e combate a incêndios e noções de primeiros socorros

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Marcolândia por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu o curso de prevenção e combate a incêndio e noções básicas de primeiros socorros.

O tenente do Corpo de Bombeiros do Piauí, Antônio Linhares de Sousa Filho, ministrou o curso realizado no dia 04 de junho de 2022, com carga horária de 8 (oito) horas, no auditório da Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa.

O evento atende a Lei Municipal nº 368/2022, de 18.03.2022 e a Norma Brasileira que institui a brigada de combate a incêndio – a NBR 14276 – Formação de Brigada de Incêndio.

A NBR estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

Embasada na norma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente efetuou o dimensionamento da brigada de combate a incêndio que por suas características, tem a necessidade de 09 (nove) brigadistas.

Dos 09 (nove) servidores convocados para a formação da brigada de incêndio,
todos cumpriram o treinamento (Anexo 01).

Durante o curso foram apresentadas algumas necessidades de como identificar os brigadistas com uso de uniformes apropriados. A identificação dos membros da brigada deverá ser para uso exclusivo em caso de emergência.

Publicidade

De acordo com as normas é necessário divulgar um telefone de emergência com número de fácil assimilação e deverá ter um servidor e/ou prestador de serviço “full time” (em tempo integral) para atendimento de possíveis emergências.

Secretário Carlos Daniel e o tenente do Corpo de Bombeiros

“É uma ação muito importante atendida pela gestão do prefeito Corinto que vai levar mais segurança porque as informações repassadas trabalham as formas de agir em situações específicas. Certamente com essa formação haverá mais agilidade, conhecimento, e mais facilidade de combater um eventual incêndio”, destaca o secretário Carlos Daniel.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, destaca abaixo, outras normas de segurança que devem ser observadas pela Prefeitura, que são: Norma Regulamentadora (NR 23) Proteção Contra Incêndios: Esta NR estabelece os procedimentos que as organizações devem possuir, no tocante à proteção contra incêndio, saídas de emergência para os trabalhadores, equipamentos suficientes para combater o fogo e pessoal treinado no uso correto;

– Norma Regulamentadora (NR 26) Sinalização de Segurança: Tem por objetivo fixar
as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes,
identificando, delimitando e advertindo contra riscos;

– Norma Brasileira (NBR) 13.434-2: Esta Norma padroniza as formas, as dimensões
e as cores da sinalização de segurança contra incêndio e pânico utilizada em
edificações;

– NBR 15.219 – Plano de Emergência Contra Incêndio: Esta Norma estabelece os
requisitos mínimos para a elaboração, implantação, manutenção e revisão de um
plano de emergência contra incêndio, visando proteger a vida e o patrimônio, bem
como reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

Veja mais fotos do curso

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS