Connect with us

GERAL

Professor de Jornalismo da UESPI promove aula com participação de indígena

Publicado

em

Alunos do primeiro período do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) campus Torquato Neto, em Teresina, puderam vivenciar uma experiência diferente e enriquecedora em sala de aula.

O professor Edvan Luiz da Silva, que ministra a disciplina de Comunicação e Língua Portuguesa, promoveu uma aula com a participação do indígena Darlan Providência Oliveira Guajajara, que é da Aldeia Nova Viana, em Amarante do Maranhão.

Darlan Guajajara, que integra a tribo Teteha, conversou com os alunos, falou sobre a cultura indígena e respondeu dúvidas e questionamentos do estudantes.

Foto: Eliakim

Segundo informou o professor Edvan Luiz os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil, que habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas situadas no Maranhão. “Sua história de mais de 380 anos de contato foi marcada tanto por aproximações com os brancos como por recusas totais, submissões, revoltas e grandes tragédias. A revolta de 1901 contra os missionários capuchinhos teve como resposta a última “guerra contra os índios” na história do Brasil”.

Ele ainda destacou o objetivo de promover o momento de diálogo. “A participação do índio na turma de jornalismo, constitui um passo significativo do Jornalismo no que consideramos ser uma formação humanística, inclusiva. Uma formação engajada nos principais problemas que afetam a sociedade brasileira, de modo a ouvir e dialogar com os mais variados grupos. Nesse sentido, a vinda dele na sala de aula vem para confirmar tudo isso, mostrando que o lugar de ensino e da atuação em Jornalismo é também trazer novas culturas para os estudantes. Assim, além de trabalhar a cultura indígena, também a produção textual a partir do bate papo do índio com a turma” disse.

Veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS