Connect with us

GERAL

Site falso do Enem 2024 engana candidatos; delegado faz alerta

Publicado

em

Um site falso imitando o endereço oficial de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fez diversos estudantes caírem em golpes no país. Na última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar o site, que foi retirado do ar na sexta-feira (31).

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Humberto Mácola, explicou como esses criminosos costumam agir.

“É um método de phishing, o criminoso sobe um site falso e aquele cliente, aquele usuário de internet inadvertidamente encontra esse site, cai nesse site e é redirecionado para uma conversa de WhatsApp, então para uma plataforma de pagamento, faz o pagamento de um boleto falso, faz um Pix para uma entidade ou para uma pessoa que na verdade não está indo para aquela empresa que realmente existe e é lesado. Então o usuário de internet precisa ficar atento,” destacou.

Humberto Mácola destacou ainda que no Piauí, semanalmente, a DRCI recebe vítimas desse tipo de golpe.

“Semanalmente, vítimas chegam à delegacia, vêm conversar conosco a respeito desses sites falsos, principalmente de leilões. Então, é uma prática ilícita, criminosa, usualmente praticada por criminosos não aqui do Piauí, mas de vários outros estados. Eles se comunicam, criam verdadeiros escritórios do crime e fazem essa prática para lesar pessoas.”

Publicidade

O delegado também apontou algumas dicas para se ter em mente no momento de navegar nesses sites, especialmente ao efetuar pagamentos.

“Existem algumas dicas que nós recomendamos aos usuários tomarem. A primeira é desconfiar de tudo. Se você está navegando, visitando um site, verifique alguma inconsistência naquele site, visite outros links e outros botões que existem naquele site para ver se realmente eles levam ao que dizem levar. Verifique o cadeado no endereço eletrônico, no HTTP, procure sites de verificação também, veja se aquele site está no Reclame Aqui. Além disso, no momento de realizar o pagamento, verifique para quem está indo a chave Pix que você está negociando; se for para uma pessoa física, nem pensar. E se for boleto, verifique o código do boleto,” finalizou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS