Connect with us

GERAL

Usuários relatam espera de até cinco meses por perícia médica do INSS

Publicado

em

As solicitações de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí estão demorando quase cinco meses para serem analisadas pelo órgão. Com a greve dos servidores do instituto, que já dura 41 dias, aumentou o tempo de espera por atendimento e para a realização de procedimentos como, por exemplo, da perícia médica.

Agricultor espera perícia do INSS a cerca de 5 meses no Piauí — Foto: TV Clube
Agricultor espera perícia do INSS a cerca de 5 meses no Piauí — Foto: TV Clube

Em entrevista à TV Clube, o agricultor José Gomes relatou que está esperando há quase cinco meses para fazer a perícia médica. Ele mora no município de Fronteiras e se deslocou na manhã desta segunda-feira (2) à sede do INSS em Picos para tentar realizar o procedimento.

Os funcionários do INSS de Picos informaram que os atendimentos por senha estão ocorrendo normalmente, contudo, as perícias estão em atraso.

Anteriormente, cinco meses seria o tempo de espera para concessão do benefício. Em janeiro de 2022, segundo o boletim estatístico da Previdência Social, elaborado pela Secretaria de Políticas de Previdência Social/Coordenação-Geral de Estatística, Demografia e Atuária, o tempo médio para a concessão de benefícios no Piauí era de 131 dias – um pouco mais de quatro meses.

A greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí aderiram à greve nacional de trabalhadores do órgão. A categoria reivindica reajuste salarial de quase 20% – referente às perdas de 2019 a 2022 – e melhores condições de trabalho.

Publicidade

“Queremos uma estrutura mínima para trabalhar. Não temos cadeira, água, por exemplo. Estamos tentando abrir um canal de negociação, porque esse governo nem isso faz”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sintsprevs), Antônio Machado de Araújo, ao g1.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS