Connect with us

Acauã

ExpoAcauã traz inovações, fomenta cadeia produtiva e distribui R$ 30 mil em premiações para produtores

Publicado

em

No sábado, 13 de maio, segundo dia da ExpoAcauã – feira de ovinos e caprinos do município de Acauã, foi realizada uma grande movimentação em torno do setor, para fomentar a cadeira produtiva do munícipio.

Durante todo o dia foram realizados concursos, exposição e comercialização de ovinos e caprinos e oficina de melhoramento genético, movimentando o agronegócio local. O Banco do Nordeste, parceiro do evento, disponibilizou linhas de crédito de variados valores aos produtores para a comercialização dos animais.

A feira conta com as mais variadas raças de caprinos e ovinos, dentre elas, Dorper e Boer que despontam como as de maior destaque no cenário nacional pela qualidade e boa adaptabilidade.

A exposição que contou com quase 300 animais, oportuniza aos produtores, melhorias tecnológicas e discussão de avanços e perspectivas de mercado para o setor, além de fomentar o produtor rural e movimentar a economia local.

Além de Acauã, o evento contou com expositores das cidades de Paulistana, Betânia do Piauí, Queimada Nova, Jaicós, Fronteiras, Patos do Piauí, Padre Marcos, bem como de cidades do Pernambuco, como Rajada, Dormentes e Afrânio.

O criador Jeferson Macedo, de Dormentes, participou da Exposição com seu ovino com cruzamento de base da raça Suffolk, de origem da Inglaterra. O animal de 170 km, foi campeão na categoria SRD.

No julgamento dos animais nas modalidades pista e cabra leiteira, os vencedores ganharam prêmios em dinheiro que somam R$ 30 mil reais. Os animais que competiram são da raças Dorper, Boer e SRD.

De acordo com o prefeito Paulo Sérgio, a cadeia produtiva de ovinos e caprinos é forte no município e na região, o que torna o setor prioridade da gestão municipal. “Além de ser uma grande oportunidade para os produtores de melhorar o rebanho, onde a ExpoAcauã traz inúmeras informações, tecnologias e inovações, com o objetivo maior de incentivar a criação de ovinos e caprinos, os criadores também mostram o que há de melhor nas diversas raças que estão sendo criadas em suas propriedades”, pontuou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_6538.jpg

O secretário de Agricultura, Cristiano Rodrigues, informou que a Feira Agropecuária, contou com 202 ovinos e 79 caprinos. Ainda segundo ele, o evento tem como foco incentivar e apoiar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no município, com iniciativas e inovações que proporcionem o melhoramento genético dos animais.

“Um dos focos, é também construir novas parcerias para que as novas tecnologias possam, de fato, promover inovação ajudando os produtores a se desenvolver, acessar novos mercados e ter novas oportunidades. Além das parcerias com o Sebrae, Senar, Banco do Nordeste no desenvolvimento de projetos que contribuam com os produtores, levando as soluções mais adequadas à realidade de cada criador”, afirmou o secretário.

O produtor do munícipio de Acauã, Josué Barbosa, que reside na localidade Baixa das Melancias, trouxe para a exposição, animais para comercializar e participar do concurso na modalidade pista, seus animais da raça Dorper, foram campeões em quatro categorias.

Segundo ele, a exposição teve um saldo muito positivo. “Essa é terceira exposição que participo aqui em Acauã, a primeira sai sem nem nenhum prêmio, dai fui procurar melhoria genética, e, hoje, estamos saindo com quatro troféus”, disse.

Ricardo Pinho, gerente executivo estadual do desenvolvimento territorial da superintendência do Banco do Nordeste, destacou a participação da intuição financeira. ” O Banco do Nordeste participa para interagir com a comunidade local, fomentando atividades produtivas. Além do financiamento que oferece, o banco trabalha, também, disponibilizando projetos de assistência técnicas para os produtores”, explicou.

No mesmo dia, à tarde, aconteceu as maratonas masculina e feminina, com percurso na Rodovia PI que liga a BR-407 ao Povoado Baraúnas. Para a categoria masculina o percurso teve a extensão de 6km e para as mulheres 4 km.

Para a competição, a Prefeitura montou uma estrutura, onde durante o percurso teve o acompanhamento da Polícia Militar, ambulância com profissional de saúde e paradas com distribuição de água.

A solenidade de premiação, aconteceu no povoado Baraúnas. Destaque para a competidora Dilurdes, que foi ficou em primeiro lugar na categoria feminina. Das seis edições da maratona, ela venceu cinco.

O evento foi bastante prestigiado. No povoado o prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, o assessor Molão e o vice-prefeito Gustão, recepcionaram vereadores, secretários municipais de Acauã, os deputados Georgiano Neto e Simone Pereira, o coordenador do DNOCS, Assis Rocha, os prefeitos Joaquim Júlio (Paulistana), Antoniel de Sousa, o Toninho (prefeito Caridade e presidente da APPM), Neném de Edite (Jaicós), Rivaldo Carvalho (Massapê), bem como a primeira-dama, Lucileide Carvalho e o ex-prefeito e líder político Chico Carvalho, além do cantor Junior Vianna. Também participou da programação o prefeito de Jacobina Gederlânio Oliveira, o GD e o vice-prefeito Vanderlei Carvalho.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS