Connect with us

Alagoinha do Piauí

Palestras e ações educativas reforçam combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Alagoinha do Piauí

Publicado

em

A Campanha Maio Laranja – 18 de Maio – foi culminada nesta quara-feira, 29, com palestra sobre o tema “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento aconteceu no auditório do CRAS, foi aberto pela assistente social Angerli Sá, e teve sua condução pela assessora técnica e palestrante, Ângela Bezerra.

Realizada pela Prefeitua Municipal através da Secretaria de Assistência Social, a palestra teve como tema “É hora de conversarmos sobre abuso e exploração de sexual para juntos previnirmos nossas crianças e adolescentes”. Os públicos-alvos foram as famílias do município.

Ângela Bezerra trabalhou sobre diferença entre abuso e exploração sexual para os pais, bem como enfatizou que o maior índice de exploração e abuso acontece dentro do âmbito familiar.

Assistente social Angerli Sá
Assessora técnica da SMAS e palestrante Ângela Bezerra

De acordo com a assessora foi repassado aos pais, as formas de prenvenção e como eles podem trabalhar os vínculos familiares junto às crianças e adolescentes, fortalecendo cada vez mais a família em prol de designar condições necessárias para que crianças e adolescentes não sejam vítimas.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Nana Sá, finalizou o evento com agradecimentos.

Coordenadora do CRAS, Nana Sá, à esquerda da imagem

A campanha foi trabalhada no município desde o último dia 15. Entre os dias 15 e 22 aconteceu uma forte intervenção nas rede de ensino.

A ação se deu de forma planejada quando as equipes da Proteção Social Básica e os conselheiros tutelares realizaram abordagens sobre a temática nas Escolas Municipais Joaquim José da Silva, na localidade São João; Francisco Teodoro de Brito, no povoado Serra Velha, Jonas Nicolau da Rocha e Jonas Anexo (sede), Escola Estadual Alencar Mota e o Centro Educacional Sagrada Família-CESF da rede privada, nos turnos manhã e tarde.

Publicidade

Em cada espaço foi abordado sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, enfatizando a diferença sobre abuso, exploração, as formas mais comuns, discutindo os mitos, respondendo os questionamentos, levando em consideração a faixa etária de cada público ao falar.

“Foram momentos super importantes quando as falas trazidas pelos profissionais e conselheiros tutelares focaram no direito à não ser violado da criança e do adolescente, pela necessidade da denúncia, do compromisso de toda a rede pública de proteger e amparar esse público-alvo. Vamos todos juntos pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes, prevenir é o melhor caminho”, destacou a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes.


CONTEÚDO RELACIONADO

Campanha alusiva ao ‘Maio Laranja’ é lançada em Alagoinha do Piauí. Veja programação!


No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram realizadas atividades com crianças de 06 a 12 anos (Espaço Conviver). As crianças coloriram o símbolo da campanha 18 de maio e fizeram colagens com palavras importantes relacionadas ao tema. Além disso equipes da SMAS promoveram roda de conversa sobre o assunto, onde na ocasião trabalharam um texto adaptado para crianças e explicaram o conceito do semáforo do toque.

Com o grupo Casinha de Brinquedos (Crianças de 03 a 05 anos) foi trabalhado semáforo do toque em uma atividade descontraída, ensinando crianças sobre partes de seu corpo onde elas podem ou não podem ser tocadas por outros, de acordo com as cores do semáforo, além de colagens em equipe da flor (gerbera) símbolo da campanha que retrata a fragilidade e vulnerabilidade da criança.

Publicidade

Veja mais fotos da palestra e de encontros da campanha

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS