Connect with us

Araioses

Professor de Jiu-jitsu fala sobre trajetória no esporte e importância do projeto “Resgatando a Origem do Esporte em Araioses”

Publicado

em

Neste mês de abril, a Secretaria de Educação de Araioses, MA, realizou juntamente com as escolas do município, um projeto voltado para a história de esportistas na cidade.

Chamado de “Resgatando a Origem do Esporte em Araioses”, o projeto tem o intuito de mostrar a trajetória de cada atleta do município, como também incentivar os jovens a conhecerem os nomes que fizeram e fazem parte do esporte araiosense.

A escola municipal Tudes José Cardoso, foi uma das participantes do projeto, que na disciplina de Educação Física, foi trabalhado pelos professores Francisco de Assis Costa Pereira e Edson Lira.

Para isso, eles entrevistaram alguns dos atletas da cidade. Um deles foi um dos profissionais do Jiu-jitsu em Araioses, Tassio Rodrigues dos Santos, atualmente faixa roxa e professor de Jiu-Jitsu na cidade.

Tassio, falou sobre a experiência de ser um dos atletas a integrar o projeto. “Me senti valorizado, eu como atleta já ganhei muitos títulos, e um projeto desse para mostrar um pouco do dia a dia, da vida, da história de cada um, é muito importante para esses jovens que estão iniciando na vida de esportista, de atletas, para mostrar que antes deles já tiveram pessoas com sonhos iguais a eles lutando”, disse.

Publicidade

De acordo Tassio, na cidade existem muitas pessoas que não conhecem a trajetória dos atletas e, portanto, a iniciativa faz com que as conquistas por parte de cada atleta não tenham sido em vão.

Tassio contou que sua história com o Jiu-Jitsu já tem uma longa caminhada.”Começou há quase 10 anos, quando o Jiu-Jitsu foi apresentado para mim no Rio de Janeiro, logo depois eu tive que vir do Rio de Janeiro para morar em Parnaíba, daí eu sempre vinha no final de semana para Araioses, aonde tinha uma turma de MMA na academia do William e nós começamos a treinar”, falou.

Segundo Tassio, ele e seu amigo William começaram a levar o esporte mais a sério e se tornaram os dois primeiros a vestir o Kimono (roupa utilizada nas lutas), e saírem para competições fora de Araioses, sendo campeões.

Com o passar do tempo, Tassio construiu um projeto na cidade, chamado Crianças do Futuro Brasilian Jiu-jitsu. Ele explica que a motivação se deu primeiramente para repassar ao filho as técnicas do esporte.

“Eu treinava em Parnaíba e aos fins de semana vinha para Araioses, eu queria está perto do meu filho, e eu iniciei a dar aulas na academia do William para o meu filho, logo depois foram os primos, os amigos e ficou uma coisa mais séria”, relatou.

O profissional pontua que na época o então delegado Rafael, entrou em contato com ele para falar sobre a possibilidade de criar um projeto voltado para a prática do esporte. Tassio respondeu positivamente e eles conseguiram um professor para dar as aulas.
Porém, o professor teve que se afastar e Tassio assumiu a função de ensinar os jovens da academia.”Eu tive que assumir, na época eu era faixa azul, tive que assumir para não deixar o projeto morrer, já tinha vários alunos”, comenta.

Publicidade

O professor destaca que a maior dificuldade é a falta de visibilidade do município em relação ao Jiu-Jitsu, mas que com muito esforço eles tem conseguindo manter o projeto, que recentemente ganhou 10 medalhas em um campeonato.

Atualmente, Tassio continua competindo, porém não com tanta frequência, já que precisa acompanhar seus alunos nos campeonatos, onde ele é o principal responsável pelos jovens e precisa estar totalmente atento em todos os detalhes.

O professor possui a faixa roxa, ele relata que no esporte existem algumas cores de faixas que vão tendo determinados significados.”A faixa ela vem no decorrer do tempo, faixa preta tem que ter no mínimo 10 anos de Jiu-Jitsu, vai ser a evolução dele que vai dizer que faixa ele vai pegar. Quando você tem 18 anos inicia na branca, a segunda azul e a terceira roxa, estou na terceira faixa, logo depois vem a marrom e logo depois a preta. Quando você é criança você inicia na branca, depois a cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta”, contou.

Por fim, o atleta pontuou que o Jiu-Jitsu mudou a sua vida.”O jiu-jitsu me ajudou muito, na minha adolescência eu era um cara muito problemático, brigava na rua, brigava nas festas. Então quando eu conheci as artes marciais, fui vendo a questão de disciplina, a questão de hierarquia, foi mudando a minha vida, meu modo de ver as coisas, meu modo de pensar, e eu comecei a entender o sentido da coisa, mudou meu compromisso, personalidade, melhorei na questão de ansiedade, na questão de ser tímido, tudo isso graças ao jiu-jitsu”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS