Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí promove 2º Fórum do Selo Unicef e avalia ações e identifica desafios

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí realizou nesta quarta-feira, 06 de junho, o 2 º Fórum Comunitário do Selo Unicef, para avaliar as ações realizadas pelo município durante a edição 2021-2024.

Coordenado pela a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, e as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o Fórum foi marcado pela apresentação das atividades do Plano de Ação Municipal, desenvolvido pelo município ao longo da edição.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou participação de representantes do poder público municipal, membros da Comissão Intersetorial e CMDCA, de adolescentes do NUCA, o Conselho Tutelar e a sociedade civil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_8996-1024x682.jpg

A realização do Fórum teve como objetivo avaliar conquistas e identificar desafios da situação de crianças e adolescentes, bem como avaliar se as metas do Plano Municipal de Ação foram alcançadas.

As ações foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário. No plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_8985-1024x682.jpg

Durante o II Fórum, foram analisados os avanços do município na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, mostrando que as metas dos indicadores foram alcançadas.

A presidente do CMDCA, Olisabel Silveira, destacou a importância do Fórum. “Esse é o momento que a gente se reúne com a comunidade para apresentar as estratégias que foram elaboradas no primeiro Fórum, analisar a situação local das crianças e dos adolescentes e avalia o impacto de ações, projetos, programas, políticas sociais e indicadores pela garantia dos direitos da infância e adolescência voltadas à melhoria das condições de vida deste público”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_9021-1024x682.jpg

A articuladora do Selo Unicef, Bruna Raflézia, detalhou sobre o objetivo do Fórum, ressaltando que o município cumpriu as metas estabelecidas.  “O II Fórum do Selo Unicef é o momento de avaliação, de análise das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município. E no decorrer dessa edição até aqui, nós cumprimos todas as metas dos resultados sistêmicos”, explicou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_9123-2-1024x682.jpg

Ela também enfatizou a importância das ações desenvolvidas no âmbito do Selo Unicef, que trouxeram melhorias significativas. Bruna ainda destacou o trabalho árduo da equipe em superar desafios e implementar políticas públicas eficazes, que resultaram em avanços.

A adolescente Pâmela Araújo, disse que o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes-NUCA, tem o intuito de estimular e garantir a participação cidadã de adolescentes em questões relevantes as suas vidas, ao tempo em que assegura seus direitos. “Ou seja a gente desenvolve as ações do NUCA tratando sobre os direitos dos adolescentes ao tempo em que conhecemos e asseguramos nossos próprios direitos. Então é muito legal, a gente participa interage e adquire muitos conhecimentos”, afirmou.   

O evento contou com participação do vice-prefeito Tico Bento, dos vereadores Elieudo Júniro, Epifânio Olegário e Mércia Carolina, bem como os secretários municipais, Anaias Carvalho(Assistência Social), Cláudia Ribeiro (Educação), Jucenildo Boeiro(Saúde), Josefa Silva(Finanças), Cherlyn Oliveira(Administração), Gabriel Bezerra(Obras), Edson Ribeiro(Cultura), e o controlador Manoel Neto, dentre outros.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS