Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Escola Monte Sinai culmina projeto sobre meio ambiente com I Feira de Ciências

Publicado

em

Com o tema “Consciência Sustentável”, a Escola Monte Sinai, da Rede Municipal de Ensino de Belém do Piauí, realizou nesta sexta-feira, 23 de junho, a I Feira de Ciências.

A Feira de Ciências, realizada em alusão a Semana do Meio Ambiente, abordou sobre os elementos da natureza água, terra, ar e fogo. A iniciativa faz parte do projeto sobre meio ambiente, desenvolvido nas escolas da rede municipal.

A escola desenvolveu com os alunos, o projeto em sala de aula durante algumas semanas e culminou com a Feira de Ciências, onde foi apresentando todo material produzido.

O evento aconteceu na sede da referida escola e envolveu toda a comunidade escolar. Participaram ainda, a secretária de Educação Claudeci Ribeiro, o secretário de Meio Ambiente Ronne Vieira e os vereadores Bernardino Carvalho e Elieudo Júnior.

A Feira de Ciências teve início com a plantação de uma muda de planta nativa na frente da escola. Na sequência, as salas foram abertas e receberam visitas de alunos da Rede Municipal e Estadual, pais de alunos e público em geral, que prestigiaram as apresentações desenvolvidas, como as maquetes e experiências feitas pelos estudantes, proporcionando momentos de descobertas e muito aprendizado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_1745-1.jpg

Em cada sala, foram realizadas as amostras de um elemento da natureza, com as produções feita a partir de matérias recicláveis. Além de uma prática pedagógica eficiente para despertar a curiosidade e interesse dos alunos para a prática e incentivar a pesquisa, o projeto ainda incentiva o hábito e o comportamento sustentável na escola.

Segundo a secretária de Educação Cláudia Ribeiro, o projeto é uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos produzidos na sala de aula. “O projeto envolveu a criatividade em todas as áreas do conhecimento, potencializando e incentivando para as mudanças de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis, sendo multiplicadores do conhecimento adquirido”, destacou.

A gestou ainda externou sua satisfação por vivenciar o momento, realizado com uma grande riqueza de detalhes, demostrando a aprendizagem dos alunos. Por fim, ela agradeceu a toda comunidade escolar pelo empenho e dedicação no desenvolvimento do projeto e ao prefeito Ademar pelo apoio nas ações da educação.

A diretora da escola Elidalva Leal, falou sobre o projeto trabalhado. “Todo ano a escola desenvolve um projeto na Semana do Meio Ambiente. E esse ano, decidimos fazer a abertura no dia 05, com apresentações internas e a divisão das turmas por temáticas, que foram desenvolvidas com a metodologia, que coloca em prática a cultura maker onde os jovens aprende a conhecer e a fazer, realizando a Feira de Ciências como culminância das atividades”, explicou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_1966.jpg

Elidalva ainda avaliou positivamente a realização do projeto. “Foi muito positiva a participação dos alunos, desenvolveram todos os temas com entusiasmo e descobri nos alunos talentos que não tinha conhecimento e fiquei maravilhada”, disse ela, que citou como destaque os alunos Vinícius e Arthur, que desenvolveram produções como uma bomba para jorrar água, além de fazer gerar energia solar e eólica, a partir materiais recicláveis.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS