Connect with us

Belém do Piauí

Com passeata e mutirão, Belém do Piauí realiza “Dia D” de combate ao Aedes Aegypti

Publicado

em

Com o intuito de combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, o município de Belém do Piauí realiza todos os anos, ações voltadas à prevenção e conscientização.

Com o tema “Belém do Piauí unido unido contra a dengue”, este ano o município está desenvolvendo mais uma campanha. Segundo o Coordenador da Atenção Básica de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, Jairo José Dias, foi elaborado um plano de ação, com diversas estratégias a serem adotadas envolvendo toda a população.

Como parte das atividades, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, com apoio das demais pastas, promoveu na manhã desta sexta-feira (22), o Dia “D” de Combate à Dengue, com a realização de atividades educativas, distribuição de panfletos, adesivos, visitas domiciliares e limpeza urbana.

A ação contou com a participação de autoridades municipais, como o prefeito Ademar Carvalho, a primeira-dama Francisca Gomes, vereadores, secretários municipais, servidores das pastas, alunos e professores das escolas municipais.

Partindo da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma caminhada de conscientização, que percorreu várias ruas e avenidas da cidade, visando sensibilizar os belenenses quanta a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.


No percurso, foram repassadas orientações e também feita a entrega de panfletos informativos. A passeata foi encerrada na Praça Canaã, onde aconteceram pronunciamentos reforçando a importância da campanha e alertando a população para os cuidados.

O secretário municipal de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil, disse que Belém está unindo forças no combate ao mosquito e agradeceu o envolvimento de todos. “Estamos mais uma vez nesse grande evento de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, como todos os anos fazemos, com todo apoio da Prefeitura Municipal e todas as secretarias. Como diz o nosso tema, estamos unidos contra a dengue. Estamos em campanha, com ações como palestras nas escolas, os agentes de endemias fazendo monitoramento nos pontos críticos na cidade, e hoje estamos aqui no Dia D, com a união de todos no combate ao mosquito. Agradeço a presença de cada um. Vamos dar continuidade a campanha nos próximos dias e contamos com apoio de toda a população”.

O prefeito Ademar Carvalho, pediu o apoio de todos na luta contra o mosquito. “Quero parabenizar a Secretaria de Saúde e todas as secretarias que estão fazendo esse trabalho. Também chamar a atenção de todo o povo da prefeitura, secretarias, igrejas, toda a população precisa abraçar essa causa, se conscientizar, antes que aconteça algum caso. O melhor é a prevenção. Vamos nos organizar também para contratar mais agentes para reforçar o trabalho no município”.

Também se pronunciaram o Agente de Endemias, Fabrício, que falou sobre a proliferação do mosquito e a importância do envolvimento de todos os setores no combate, e a médica Iandrah Alexandre, que destacou sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e a prevenção.

Após o momento, foi distribuído um lanche e em seguida as equipes saíram para percorrer várias ruas da cidade, realizando o mutirão de limpeza, recolhendo objetos propícios ao acúmulo de água.

Entre as atividades do plano de ação, o município já realizou também capacitação dos servidores da Estratégia Saúde da Família e do Programa de Controle da Dengue, Mapeamento dos pontos críticos: criadouros do Mosquito da Dengue, Palestras nas Escolas e vai viabilizar ainda, entre outras ações, a Pulverização no município (carro fumacê).


Facebook

MAIS ACESSADAS