Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém do Piauí conquista Prêmio Alfa-10 por excelência na alfabetização

Publicado

em

No Piauí 78 escolas foram reconhecidas e serão premiadas com Prêmio Alfa-10. Esse resultado foi divulgado nesta terça-feira, 16 de abril, pela da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

O Prêmio Alfa-10, que chega a sua 3º edição, é uma iniciativa tem como propósito homenagear escolas públicas estaduais e municipais do Piauí que se destacaram nos resultados de alfabetização, conforme avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). 

Dentre as escolas premiadas está a Escola Municipal José de Moura Leal, de Belém do Piauí que alcançou a 18ª posição e o índice de 9.7 no IDEPI Alfa, além de 100% de alunos no nível avançado.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, afirmou que a premiação é resultado de uma série de avanços na educação do município. “Estamos felizes com essa premiação, isso significa que conseguimos alcançar nossos objetivos de proporcionar uma educação de qualidade para nossas crianças”, disse ela, acrescentando que o resultado é reflexo do empenho e dedicação de todos que fazem a educação de Belém.

Alfa-10

O Prêmio ALFA-10 é um incentivo financeiro destinado às escolas públicas (escolas premiadas) estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, contanto que cumpriam alguns pré-requisitos .

Publicidade

As normativas do prêmio estabelecem que as escolas premiadas devem desenvolver ações de cooperação técnico-pedagógica. Além disso, elas devem ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental regular, com média no IDEPI-Alfa entre 8,5 e 10. A participação de pelo menos 90% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental no processo de avaliação do SAEPI é essencial. Por fim, o Estado ou Município deve ter no mínimo 20% dos alunos avaliados no nível avançado da escala de alfabetização do SAEPI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS