Connect with us

Belém do Piauí

Reconstrução do SUAS é discutido na 10ª Conferência de Assistência Social de Belém do Piauí

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 06 de julho, o município de Belém do Piauí realizou sua 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. 

O evento aconteceu no CRAS, reunindo representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada, que discutiram e elaboraram propostas para qualificar e potencializar ainda mais as políticas públicas de Assistência Social no município.  

Segundo a assistente social, Olisabel Silveira, a Conferência Municipal tem por objetivo a avaliação da política de assistência social e a definição de direitos para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.  “Que este momento possa realmente ser um espaço efetivo de participação, controle social e conquistas de direitos”, acrescentou.  

A secretária de Assistência Social, Anaias Carvalho, após agradecer a Deus pela oportunidade, citando um versículo bíblico, frisou a importância da Conferência Municipal para a melhoria da política de assistência social.  “É um momento de reflexão, de avaliação e definição de diretrizes para fortalecer os serviços da assistência social do nosso município”, disse.  

A presidente do CMDCA, Renata Ribeiro, abriu a Conferência. Ela deu aos boas-vidas aos participantes e enfatizou sobre a relevância da Conferência da construção da política de assistência social, na garantia dos direitos de seus usuários.   

Após a abertura oficial do evento, foi lido e aprovado o regimento da Conferência. A orientadora social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Jocielma Carvalho, apresentou uma poesia de autoria das adolescentes Jaislany e Nívea que são assistidas pelo SCFV de Belém.  

A palestra magna foi ministrada pela conferencista Ângela Bezerra, que explanou sobre o tema centra “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e também debateu sobre os cinco eixos. 

Sendo eles: Eixo 1- Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais; Eixo 2- Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?; Eixo 4- Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; e Eixo 5 – Beneficio e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. 

A programação teve continuidade, com a formação dos grupos para a discursão sobre os eixos temáticos e a apresentação e aprovação das propostas elencadas. Por fim, foram escolhidos os representantes do município que irão participar da Conferência Estadual de Assistência Social, e a entrega de certificados aos participantes. 

Também participaram do evento, o presidente da Câmara, Bernardinho Geraldo, os vereadores Francisco Zacarias, Mércia Carolina, Epifânio Olegário, os secretários municipais, Anaias Carvalho (Assistência Social), Cláudia Ribeiro (Educação), Nil Boeiro (Saúde), Sherlim Oliveira (Administração), Luís de Sousa (Agricultura), Rony Vieira (Meio Ambiente), Manoel Neto (controlador interno) e Josemar Dias (chefe de Gabinete), as assistentes sociais Olisabel Silveira e Sarah Leal, os conselheiros tutelares, entre outros. 

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS