Connect with us

Caridade do Piauí

“Foi um momento de terror” diz morador de área de risco em Caridade do PI; Prefeitura presta assistência e faz monitoramento

Publicado

em

O município de Caridade do Piauí segue em alerta depois que as fortes chuvas provocaram a cheia de rios, riachos e o transbordamento de várias barragens, inclusive a que fica situada na sede da cidade.

Ontem (13), com o transbordamento de represas, trechos da rodovia estadual, na sede da cidade e no perímetro de zona rural, foram invadidos pela água, interrompendo o tráfego de veículos e pessoas.

Na área urbana do município, famílias que residem próximo à barragem que transbordo vivenciaram momentos de tensão e tiveram que deixar suas casas pelo risco de alagamento. Em meio à situação, na memória de muitos caridadenses, vieram as lembranças da cheia ocorrida em 2004, que causou destruição.

O pastor Diogo Araújo, que mora na cidade há apenas 1 ano, foi um dos atingidos. Ele, no momento está abrigado na sede da Igreja Presbiteriana em Caridade. Em entrevista, o pastor falou que as famílias vivenciaram momentos de terror.

“De fato foi uma situação muito complicada, porque muita gente trouxe à memória o que aconteceu há 20 anos, onde entrou muita água e derrubou todas as casas daquela região. Foi um momento perturbador, pelo trauma de todos os vizinhos, aquela correria pra todo mundo tirar suas coisas. Foi um momento de terror. Somos novos na cidade, cheguei ano passado, então decidimos seguir o conselho daqueles que já vivenciaram essa situação. Mas ao mesmo tempo, a cidade de Caridade está de parabéns, pois todos os moradores se mobilizaram e ajudaram uns aos outros para pode tirar as coisas das casas”.

O pastor ainda se colocou a disposição e disse que a igreja está de portas abertas para receber quem precisar de ajuda. “Com toda certeza, a Igreja Presbiteriana em Caridade do Piauí está de portas abertas para receber as pessoas que estão com dificuldade de algum lugar para dormir, como também para guardar suas coisas lá. Nossa ideia é tentar receber tanto no sentido do apoio pastoral, de aconselhar, como também em situação de dificuldade em alimentação. A igreja está a disposição com cestas básicas para ajudar, apoio local e no que for necessário vamos estar a disposição”.

O jovem Carlos Henrique também teve que sair de sua residência. “Foi muito preocupante. Onde moro é uma área de muito risco, foi uma das primeiras casas que caiu em 2004 e 20 anos depois vem essa enchente. Começou a alagar algumas casas, barragens e açudes encherem e o nível de água muito alto. Nossa preocupação foi enorme. E no dia 13 houve uma chuva muito forte, demorada, com ventos, que assustou a população. Ontem a água começou a entrar na varanda da minha casa, mas graças a Deus, reduziu o nível na barragem e baixou aqui”.

Publicidade

Carlos conta que pediu ajuda. Ele também lembrou outras ocasiões em que sua casa foi afetada. “Quando vi a situação eu corri, entrei em contato com a prefeitura, secretarias e eles nos apoiaram. Várias famílias tiraram as coisas de casa com muita preocupação de haver uma enchente maior, como em 2004, que acabou com tudo. Em 2020 também aconteceu. A água passou por cima da pista na barragem municipal. Não foi muito preocupante porque a água chegou devagar e deu tempo tirar as coisas e colocar na casa de minha tia. Mas dessa vez, a água veio muito rápida, mas graças a Deus deu tempo tirar as coisas”.

Diante do cenário na cidade, o Governo Municipal tem prestado assistência as famílias das áreas de risco e também realiza o monitoramento em vários pontos da cidade.

O secretário municipal de Defesa Civil de Caridade, Wellington Santos, tem acompanhado de perto toda a situação e ações emergenciais e preventivas estão sendo realizadas.

Na noite de ontem (13), equipes da gestão municipal se mobilizaram para a retirada das famílias da área de risco. Foram disponibilizados veículos para o transporte dos móveis e todo material das famílias e escolas, para que as mesmas pudessem ficar alojadas. As aulas estão temporariamente suspensas.

Wellington Santos explicou sobre a situação. “Um cenário muito preocupante. A gente já vinha monitorando, observando as chuvas e ontem por volta das 3 horas da tarde começou uma chuva que foi em torno de 80 milímetros, durando cerca de 1 hora. Logo após a gente já fez alertas a população, às pessoas que moram em área de risco, para que ficassem atentas. Passamos nosso telefone para contato, começamos a monitorar áreas rurais, onde também houve pontos de alagamentos, cheias de riachos. E a nossa preocupação maior era com o rio que banha nossa cidade, passando pela barragem de Ingazeira e de Caridade, pois sabíamos que a chance era grande de vir uma cheia, como aconteceu”.

O secretário também falou sobre os cuidados que têm sido adotados. “Com a cheia o prefeito mobilizou todas as secretarias e a gente agiu rápido. Alertamos a população, disponibilizamos caminhões para que pudessem transportar os pertences das pessoas que estavam em área de risco. Cerca de 10 famílias resolveram sair e se alojaram nas escolas disponibilizadas pela Secretaria de Educação. De fato, houve o alagamento em cerca de 10 residências, onde a água chegou a invadir. Passamos a monitorar e hoje, graças a Deus, o nível das águas começa a voltar a sua normalidade. Nossa preocupação é estar aqui de olho, pois o tempo é muito favorável para mais chuvas. Então, vamos estar buscando informações para que possamos também manter a população informada e em caso de algum imprevisto a gente possa chegar junto e socorrer a população”.

Wellington Santos informou que a cidade pode voltar a registrar chuvas e que é preciso manter a precaução. “Segundo informações que a gente recebe da Defesa Civil Estadual, o Piauí teria 7 dias de chuvas intensas. Então, estamos monitorando e vamos continuar nesse cuidado. Caso haja chuva forte, que possamos prestar todo apoio às pessoas que vivem em área risco. E voltamos a pedir a população que não tente enfrentar correntezas. Como aconteceu esse fato trágico, pode voltar a se repetir. Então pedimos, não se arrisquem. A Prefeitura, Defesa Civil e todas as equipes da gestão estão a disposição para ajudar no que for preciso”.

Publicidade

Outra problemática foi também o rompimento de um trecho da rodovia estadual, no perímetro da localidade Ingazeira. No local, a força da água fez parte do asfalto ceder, oferendo riscos à população.

Na manhã de hoje (14), uma equipe da Defesa Civil do município e a Polícia Militar estiveram no local e realizaram a sinalização e isolamento do trecho, no qual não está havendo o trânsito de veículos.

“No trecho após a barragem da Ingazeira, devido a força da água, acabou criando uma cratera no asfalto, teve a erosão por baixo e a gente achou por bem, juntamente com a Polícia Militar, interditar, e no momento só está passando moto. Não sentimos segurança em dar permissão para carro passar, pois pode ocorrer algum desastre. Estamos esperando, pois o prefeito Toninho pretende trazer um técnico da Secretaria de Estado, para que possa avaliar melhor a situação. Só vamos liberar quando vermos que realmente tem segurança para a população passar por lá.

Devido o isolamento do trecho, representantes da igreja católica que se mobilizaram para ir até Caridade ajudar as famílias desabrigadas, não puderam chegar até a cidade. A equipe ficou na localidade Ingazeira e conversou com moradores.

O bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz, que se deslocava até Caridade para prestar apoio, disse que o momento pede solidariedade. “Realmente é um momento inesperado. Como humanos, sabemos que podemos passar por momentos difíceis como esse. E o que fala mais forte é a solidariedade, alguém que possa olhar e sentir pelos outros a sua dor e sofrimento. E foi isso que fizemos. Nossa intenção era chegar até as famílias que ficaram desabrigadas, mas quando chegamos a Ingazeira, fomos informados que não tinha como passar para a cidade. Mas encontramos aqui gestos de solidariedade bem fortes, o acolhimento a famílias […]. Não tem grandes proporções, com tantas pessoas desabrigadas, mas foi um sofrimento que eles passaram e como igreja viemos aqui para sermos solidários. Deixamos também nossa solidariedade a família enlutada do Samuel. Sabemos que é uma perda que deixa marcas profundas de sofrimento. Rezamos pela família e por toda a comunidade que ficou muito sentida”.

O bispo ainda deixou uma mensagem de encorajamento e fé. “Nosso povo de Caridade é de fé. Tem o coração de Jesus como padroeiro e certamente é o coração do povo que está no coração de Jesus. Nessa hora, acho que todos já sabem o caminho a tomar. Primeiro, agradecer a Deus pela vida, pela solidariedade, pelos apoios que vão receber, pois creio que muitos estão sensibilizados. Mas principalmente, crescer muito mais ainda na vida de comunidade, pois isso pode acontecer outras vezes e precisamos evitar o distanciamento no nosso modo de conviver, para não perdermos a oportunidade de sermos fraternos e amigos. E que a fraternidade não se manifeste só no tempo de calamidade, mas sempre. Desejo a todos que realmente consigam superar esse momento e prossigamos na nossa vida de cristãos” concluiu.



Facebook

MAIS ACESSADAS