Connect with us

Ipiranga do Piauí

Agricultor mostra terra que parece “queimar por dentro” em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

Desde 2022, o agricultor Luíz Gonzaga, tem presenciado a terra de sua propriedade expelir “fumaça”. O fato vem ocorrendo no município de Ipiranga do Piauí, distante 53 km de Picos. 

A reportagem da TV Cidade Verde Picos foi contar essa história. A terra de 123 hectares apresenta rachaduras, expele fumaça e tem um aspecto de queima. Duas vacas e árvores já foram queimadas.

“Aqui da minha terra eu avistei uma fumaça na terra do vizinho. Aí eu fui verificar e aí vi a fumaça subindo, uma cratera aberta. Só que observei que tinha uma área bastante queimada e essa fumaça nunca cessou. No tempo de seca, a quentura da terra é grande. Duas vacas já caíram, uma ficou totalmente queimada, ficou só a ossada. A outra ficou queimada e eu consegui tratá-la por seis meses”, disse o agricultor.

O professor e géografo, Elton Arruda, informa que o terreno de Luís fica em um leito de rio que deixou de existir há mais de quatro décadas e todo material orgânico acumulado debaixo da terra continua a ser decomposto gradativamente, causando a liberação de gases e fogo.

“A hipótese mais plausível, cientificamente falando, é que que seja um gás que emite um cheiro ruim, tipo peixe podre. Ao entrar em contato com esse gás por meio do pisoteio, tem esse cenário”, concluiu.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS