Connect with us

Ipiranga do Piauí

Fiocruz realiza registro de tecnologia social de reuso d’água do tipo jardim filtrante em Ipiranga do Piauí

Publicado

em

A Fiocruz Piauí realizou na manhã do dia 06 de março de 2023, registos fotográficos e por drone de uma tecnologia social de reuso d’água do tipo Jardim filtrante, na localidade Taboca, município de Ipiranga do Piauí.

O coordenador do Fiocruz 360, Leonardo Oliveira, comentou sobre a iniciativa. “O projeto visa retratar o ambiente de cada região, de cada parte, de cada projeto que a Fiocruz realiza no Brasil, de forma a utilizar a realidade virtual, então fotografamos com uma câmera 360º, que é uma câmera diferente, e a ideia é que o público em geral possa ver o ambiente onde são feitos os trabalhos, aí tem laboratório, estrutura da instituição, para população de uma forma geral entender o que a Fiocruz faz, onde ela está presente e qual importância, então esse projeto do 360º é uma parte visa a fotografia e a montagem do microtur, sendo que, têm locais que permitem um passeio virtual, pois têm uma roteirização e têm locais mais isolados”, pontuou.

De acordo com a pesquisadora Dra. Jéssica Santos, da Fiocruz Piauí, essa tecnologia social de reuso d’água do tipo Jardim filtrante faz parte de uma das atividades do projeto de Vigilância popular, ambiental e feminina em saúde no contexto da COVID-19, realizado pela Fiocruz Piauí em parceria com a gestão municipal de Ipiranga. O projeto é coordenado pela Dra. Jacenir Mallet e pela Dra. Elaine Nascimento. Ainda faz parte da equipe a Dra. Liana Ibiapina, Dra. Polyanna Bacelar e a Dra. Jéssica Santos.

O projeto consiste em identificar e fortalecer como as mulheres se organizam e atuam para o desenvolvimento da vigilância popular e ambiental nos períodos pan e pós pandêmico, considerando a educação e formação para a equidade de gênero e governança e no âmbito do acesso aos recursos hídricos e saneamento.

O modelo de reuso d’água foi desenvolvido com base nas instruções da Embrapa e foi implantado como projeto piloto no município de Ipiranga do Piauí, com a finalidade de ampliar o acesso à água para a produção de alimentos a famílias de baixa renda, por meio da implementação de um sistema de reuso de água cinza domiciliar, associado a capacitações técnicas e formação para a gestão da água.

Publicidade

A vice-prefeita Iolanda Rêgo comentou sobre a importância do projeto. “Queremos agradecer enquanto gestão municipal em nome do nosso prefeito Elvis Ramos, por todo o trabalho que está sendo feito aqui em Ipiranga, um trabalho voltado para mulheres do campo, e nós enquanto mulheres da gestão, eu enquanto vice-prefeita e Iolita como secretária de Assistência Social, ficamos gratas, pois queremos ajudar nossas mulheres a melhorar de vida”, garantiu.

O jovem produtor Diego comentou que toda a renda da sua família é gerada através da produção de hortaliças. “Estou produzindo, desde que nasci estou no campo, continuo aqui porque consegui tirar toda a renda da família aqui na roça, produzindo hortaliças e comercializando aqui mesmo”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS