Connect with us

Itainópolis

Roda de conversa encerra campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes em Itainópolis

Publicado

em

Encerrando as ações do Maio Laranja, a Secretaria de Assistência Social de Itainópolis promoveu, uma roda de conversa nesta quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o mês, a Secretaria de Assistência social em parceria com o CRAS, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Promotoria de Justiça e Conselho Tutelar realizou diversas ações voltadas para a prevenção e combate a violência sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa tem entre seus objetivos mobilizar, sensibilizar e alertar a sociedade para os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, e incentivar as pessoas a denunciarem qualquer tipo de violação, abuso ou agressão contra o público infanto-juvenil através do Disque 100, Conselho Tutelar ou órgãos de segurança. 

O encontro aconteceu do Calçadão da Juventude, voltado para os alunos da escola Municipal Odete Ferreira Nunes e contou com a presença de autoridades e representantes de diversos setores do Poder Público Municipal.

Além da escola Odete Ferreira Nunes, onde a roda de conversa, aconteceu no período da manhã e tarde, a campanha, também, foi realizada nas escolas Elias Bezerra (Sítio), Mariano Borges Leal (Riachão) e Sebastião Gonçalves de Guimarães (Várzea Grande). Também aconteceu entrevista na rádio e panfletagem na cidade, dentre outras atividades.

As rodas de conversa, foram promovidas no decorrer do mês, com a contribuição dos conselheiros tutelares, a psicóloga Isaura Freitas, a assistente social Laura Raimunda, a enfermeira Ana Mirian, a presidente do CMDCA, Elizanne Coelho e Priminha Silva, além do Promotor de Justiça Sebastião Jackson.

Os mesmos abordaram sobre a importância de tratar sobre o tema, que ainda é considerado um tabu, informando e orientando o público-alvo sobre o conceito de violência sexual, formas de identificar uma situação de violência contra criança e adolescente, o perfil do abusador e as formas de denúncia e os órgãos a serem procurados em casos de crimes dessa natureza.

Após cada roda de conversa, era aberto um momento de perguntas para os alunos em cada escola, sendo participativo com inúmeros questionamentos feitos pelos estudantes, que foram respondidos pelos profissionais presentes, principalmente, pelo Promotor de Justiça Sebastião Jackson.

A secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues, disse que a ação foi realizada em parcerias com toda a rede para fazer uma abrangência maior sobre o tema. Segundo ela, houve ainda o apoio direto do prefeito Miguel Rodrigues, no desenvolvimento das ações.

“Todos nós da gestão municipal abraçamos a causa. Por meio da atuação em rede, fortalecemos o sistema de garantia de direitos, reafirmando nosso compromisso com ações de enfretamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso munícipio”, disse.

A presidente do CMDCA, Elizanne Coelho, destacou a importância da campanha. “É de suma importância trabalhar essa campanha, porque a gente precisa realmente intensificar as ações, precisa falar de abuso, de exploração, porque é um assunto pertinente e, que ainda é um tabu na nossa sociedade, porque até então, infelizmente, temos muitos casos camuflados. Então é partir dessa campanha que conseguimos alcançar o público-alvo, levando informações, orientando quanto a violência sexual e as formas de prevenir e combater esse crime”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_6965.jpg

A assistente social Vanessa Leal Ibiapino, disse que o município realiza a campanha no mês de maio para reforçar as ações, mas a mesma acontece durante todo o ano. “Quando a gente promove a campanha, reforçando as ações, encoraja a sociedade a estar denunciando. Então é muito importante trabalhar a campanha, levando orientações para nossas crianças e adolescentes e fortalecendo as ações de enfrentamento a violência sexual”, explicou.

Além dos profissionais acimas citados, também participou da ação, a secretária de Educação e primeira-dama, Maria do Socorro, o secretário de Esportes, Mario França, a a presidente da Câmara, a vereadora Maria dos Remédios e profissionais do SAMU e o NUCA.

Publicidade

Fotos do encerramento da campanha:

Fotos das ações nas escolas:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS