Connect with us

DESTAQUES

III Copa AMVI tem início em junho com 16 seleções; veja detalhes

Publicado

em

A Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI) realizou, na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, na Câmara Municipal de Jacobina do Piauí, uma reunião para tratar sobre pautas importantes para as cidades do território.

Uma das pautas da reunião, foi o congresso técnico preparatório para a realização da III Copa AMVI de Futebol Amador, que é fase da Super Copa APPM 2024.

O evento reuniu os prefeitos Gederlânio Rodrigues, o GD, prefeito de Jacobina e presidente da AMVI, Joaquim Neto (de Patos), Paulo Sérgio (de Acauã), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), o coordenador de Esportes da APPM, Manelão, além de secretários de Esporte e representantes dos municípios que integram o Território, dentre outros desportistas.

No Congresso, conduzido por o coordenador de Esportes da APPM, Manelão, foram definidos os detalhes da competição e discutidas algumas mudanças em relação a edição passada.

Em entrevista, Manelão, falou sobre as mudanças, que segundo ele, visam melhorar e incentivar cada vez mais a participação dos times. “Entre as principais mudanças está o tempo dos jogos, que passa de 40 para 45, porque estamos prevendo colocar um time na segunda divisão do campeonato piauiense”, disse ele, pontuando que o presidente da APPM, Toninho de Caridade, fez uma parceria com a Confederação Piauiense, visando o fortalecimento da competição.

Outra alteração em relação aos jogos, é que as partidas serão realizadas em cidades sedes. “Só receberão os jogos da competição, o município que tiver o campo gramado e com alambrado. Também não haverá jogos de volta na primeira fase da competição”, informou.

Repassadas as mudanças no regulamento, foram realizados o sorteio dos grupos, das cidades sede que receberão os jogos e os confrontos da primeira fase da Copa AMVI de Futebol Amador.

A Copa terá a premiação de R$ 25 mil e contará com a participação das seleções de 16 municípios, que foram divididos em quatro grupos: Grupo A – Paulistana, Padre Marcos, Massapê do Piauí e Belém; Grupo B – Caridade, Jaicós, Curral Novo e Betânia do Piauí; Grupo C – Acauã, Francisco Macedo, Patos do Piauí e Queimada Nova; Grupo D – Marcolândia, Jacobina do Piauí, Simões e Caldeirão Grande do Piauí.

Em relação as cidades que receberão os jogos, a cidade sede dos jogos do Grupo A é Paulistana,  o município de Caridade do Piauí é sede do Grupo B.  Acauã é sede do Grupo C, e do Grupo D, a cidade sede é Marcolândia.

A partida de abertura acontecerá no dia 01 de junho, no Estádio Municipal de Paulistana. A seleção do município, atual campeã da Copa, enfrentará a seleção de Padre Marcos, pelo Grupo A.

No dia 02 de junho, jogam as seleções de Massapê do Piauí x Belém; Curral Novo x Betânia, Patos do Piauí x Queimada Nova; e Simões de Caldeirão Grande.

O prefeito de Jacobina do Piauí, destacou a importância da competição, enfatizando a necessidade fortalecer o verdadeiro sentido do esporte.

“O campeão da Supercopa, é da nossa região, foi Paulistana. O futebol é muito forte no nosso território e não podemos parar de incentivar, promover uma competição cada vez mais organizada para crescer e continuar a ser referência, melhorando o aspecto do futebol, a disciplina de cada time,  para de fato fortalecer o futebol amador, não é ter uma competição de nome, e fugir do verdadeiro sentido, como estamos vendo acontecer, e isso foi bem frisado nessa reunião”, explicou.

Publicidade

GD, ainda externou sua satisfação pela participação de todo o território na competição. “Novamente todas as cidades do nosso território vão participar, fico muito feliz por ver os 16 times confirmados, e perceber também que está havendo esse entendimento de que precisamos melhorar e, cada vez mais engradecer nosso futebol, de que é não sobre ter status de uma grande competição, mas de fato ser um futebol que a gente tenha orgulho de defender”, finalizou.

O prefeito de Patos do Piauí, presente do evento, reafirmou a participação da seleção de seu município e elogiou a competição. “Confirmar a participação da nossa seleção, nessa Copa que é importante no incentivo ao esporte amador, e meu de desejo é que seja conduzida com muito sucesso, com justiça e atenção a cada desportistas da nossa região”, disse ele, que parabenizou o prefeito GD por dar continuidade a competição.

Os prefeitos Paulo Sérgio, de Acauã, e Raimundo Júlio, de Queimada Nova, também enalteceram a Copa e se colocaram a disposição para apoiar a competição, também garantindo a participação das seleções de seus municípios.

Supercopa APPM

A Copa AMVI, além de incentivar o futebol amador regional, também vai definir os representantes do Vale do Itaim que irão disputar a Supercopa APPM.

A Supercopa é organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e vai reunir mais centenas de equipes dos territórios, que compõem o Estado do Piauí.

O campeão e o vice-campeão da Copa AMVI se classificam para a Supercopa APPM e enfrentarão os finalistas de outro território.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS