Connect with us

Jaicós

Jaicós vacina população de 18 anos e avança no enfrentamento ao coronavírus

Publicado

em

Jaicós tem se destacado no trabalho de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. O município, que já chegou a registrar mais de 345 casos ativos da Covid-19 e até três óbitos em 24 horas, agora vive um momento de controle. Conforme o Boletim Epidemiológico, atualmente o município tem 86 pessoas em tratamento. Outras 1.931 venceram a doença e 34 faleceram.

Além das medidas de restritivas estabelecidas por meio dos Decretos Municipais, a principal estratégia utilizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem sido a vacinação contra a Covid.

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, ao todo, já foram aplicadas 14.206 doses de vacina. 54,92% da população adulta já recebeu a primeira dose, o que corresponde a 10.492 pessoas. O percentual da população com a imunização completa é de 19,44%. Destes, 3.461 receberam a primeira e segunda dose, e 253 receberam a dose única.

Jaicós está entre os poucos do Piauí que já está vacinando a população com 18 anos de idade, se tornando o primeiro município da 9ª Regional de Saúde de Picos a atender a essa faixa etária, e com isso, se aproxima cada vez mais da meta de vacinar contra a Covid-19 toda a sua população adulta.

Luciene da Conceição Costa, de 19 anos, foi uma das jovens a receber a primeira dose da vacina nesta quinta-feira. Ela veio acompanhado da amiga, Wilsane da Silva, que também foi imunizada. “Eu senti um pouco de medo, mas criei coragem e vim vacinar. É importante tomar a vacina. É o principal jeito da gente ficar livre dessa doença”, disse Luciene.

Luciene da Conceição Costa recebeu a primeira dose da vacina

A enfermeira Rakel Monteiro, coordenadora de imunização, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Nós temos avançado significativamente e conseguimos chegar no dia de hoje, 19 de agosto, iniciar a vacinação dos populares acima de 18 anos, que é uma população expressiva. A base da pirâmide é jovem”, disse.

Rakel Monteiro, coordenadora de imunização

Para avançar na vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma equipe de profissionais e instalou uma sala de imunização específica para a vacinação contra a Covid. “Mas nós também descentralizamos as ações com uma equipe volante que, sempre que foi necessário, percorreu as comunidades, indo até os acamados”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a campanha de vacinação contra a Covid. Além da população de 18 anos, que recebe a primeira dose, paralelamente acontece a imunização dos retardatários, bem como a aplicação da segunda dose. “Vale ressaltar que nós ainda temos muitos populares com idade acima de 18 anos a serem vacinados. Em sua maioria, são pessoas que no momento estão em outros municípios a trabalho”, explicou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS