Connect with us

Jaicós

Vereadora Sirlene solicita construção de adutora e ampliação do abastecimento de água em Jaicós

Publicado

em

Dois Requerimentos de autoria da vereadora Maria Sirlene Lopes, solicitando melhorias voltadas ao abastecimento de água no município de Jaicós, foram aprovados por unanimidade na sessão realizada pela Câmara de Jaicós na manhã desta sexta-feira (17).

No primeiro, Sirlene solicitou ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula, ao Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles e ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, a construção de adutora do Poço do Marruá no município de Patos do Piauí ao município de Jaicós.

A vereadora disse que o abastecimento de água é um dos mais graves problemas enfrentados pela população do município de Jaicós, e que a falta de chuvas e estiagem castiga a população.

“O açude Tiririca, que por muitos anos garantiu com abundância o abastecimento da cidade, nunca mais teve uma boa captação de água e em alguns momentos praticamente secou, ficando a população sem abastecimento de água. Poços tubulares perfurados pela Agespisa, Prefeitura e por particulares auxiliam no abastecimento, mas todo o volume ainda é insuficiente, e falta água nas torneiras” falou.

Sirlene destacou que a solução definitiva para o problema seria a construção de uma adutora do município de Patos do Piauí (barragem Poço de Marruá) até o município de Jaicós.

A segunda requisição foi direcionada ao Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, ao Diretor/Presidente da AGESPISA, José Ribamar Nôleto e ao Chefe do Escritório Local da AGESPISA em Jaicós, Maurício da Costa Teles.

Publicidade

A parlamentar solicitou no Requerimento a ampliação do abastecimento de água com a construção de Caixas d´água para abastecer os bairros Nova Olinda, Armínio José de Sousa e Francílio Almeida (Matadouro).

Ela explicou que os três bairros são muito populosos e no município existem apenas duas caixas de água (uma no bairro Serranópolis e outro no Bairro Nossa Senhora das Mercês). “Bairros estes que ficam distantes e que na maioria das vezes a água armazenada não chega aos bairros Nova Olinda, Armínio José de Sousa e Francílio Almeida (matadouro), dificultando a vida de quem mora nos referidos bairros” acrescentou.

A ação, segundo ela, vai contribuir de forma significativa. “Com a ampliação do abastecimento com construção de caixas d´água irá melhorar de forma significante o abastecimento para a população, como também fortalecer o abastecimento de escolas, hospital, posto de saúde e outros estabelecimentos comerciais”.


Facebook

MAIS ACESSADAS