Connect with us

Massapê do Piauí

Água e Meio Ambiente são debatidos nas escolas municipais em Massapê do Piauí

Publicado

em

A importância do uso sustentável da água e a proteção do meio ambiente foram temas trabalhados nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Massapê do Piauí no decorrer desta última semana.

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu, paralelamente, no período de 06 a 10 de março, dois projetos pedagógicos.

Com o tema “Uso da água com consciência, economizar para não faltar”, o projeto ajudou professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água.

As atividades proporcionaram aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, através de palestras, rodas de conversas, confecção de cartazes, cards, folder, aula de campo na barragem Dr. Hildo Dinos, que abastece a cidade e comunidades rurais de Massapê do Piauí, bem como, medidas educativas para combater o desperdício da água, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no Meio Ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

O outro projeto teve como temática “Combate à poluição atmosférica”, cuja proposta é conscientizar os alunos como agentes responsáveis pela conservação do planeta e para mudança de postura do ser humano em relação ao Meio Ambiente.

Publicidade

Para isso, foram realizadas roda de conversa sobre poluição atmosférica, confeccionados cartazes, folders, cards e produzidos vídeos sobre a poluição atmosférica, realizado o plantio de mudas de árvores, dentre outras atividades.

Nesta sexta-feira, 10, na culminância do projeto, os alunos e professores da Creche Tia Biluca fizeram uma passeata de conscientização por algumas ruas da cidade, seguindo até a Praça Isabel Coutinho.

Já os alunos da Escola Municipal João Manoel da Costa apresentaram os trabalhos produzidos pelos alunos, com o auxílio dos professores, e realizaram o reflorestamento, com o plantio de mudas de árvores em diversos pontos da cidade.

O prefeito Rivaldo Carvalho, a primeira-dama Lucileide Carvalho, e a secretária de Educação, Olívia Carvalho, o secretário de Meio Ambiente, Júnior Esmério, a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, professores, coordenadores e diretores participaram do plantio das árvores ao lado da quadra poliesportiva da cidade.

Os projetos fazem parte das políticas públicas e pedagógicas que estão sendo desenvolvidas no município de Massapê do Piauí com foco na preservação do meio ambiente. As ações locais têm sido reconhecidas a nível de Estado. O município recebeu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR/PI) a certificação do Selo Ambiental, classificação B.

Veja fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS