Connect with us

Massapê do Piauí

Em Massapê, Plano de Resíduos Sólidos é apresentado ao comitê gestor

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí, em consonância com o que prevê a Lei Federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos – nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, está elaborando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O documento, que estabelece o planejamento e a execução de ações que promovam sustentabilidade ambiental, refletindo na qualidade de vida de toda a municipalidade, foi apresentado na tarde da última quarta-feira (14) em uma audiência realizada na Prefeitura Municipal.

O Plano está sendo elaborado pela empresa Digtec e foi apresentado ao comitê gestor do município pelos técnicos Cleidiano Henrique e Daniel Júnior. O seu objetivo é caracterizar os resíduos sólidos produzidos no município e promover sua redução, orientando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta transporte, tratamento e disposição final.

Os técnicos apresentaram o diagnóstico da situação, que analisou o volume de resíduos, o tipo e a localização das áreas onde se acumulam. Conforme os dados, o município de Massapê tem uma população estimada em 6.434 habitantes, que gera diariamente, em média, 0,65 quilos por habitante, o que corresponde a mais de quatro toneladas por dia.

De acordo com Cleidiano, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que todos os municípios devem ter o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “A gestão do município de Massapê está de parabéns pela iniciativa de discutir sobre esse tema, que é importante para o meio ambiente e, consequentemente, para a vida da população.”, disse.

Publicidade

Ele frisou, ainda, que o plano é requisito necessários para a captação de recursos nessa área. “O município de Massapê, por exemplo, está pleiteando a aquisição de um equipamento muito importante, o caminhão compactador de lixo, e com a elaboração do plano estará exigindo um dos requisitos.”, acrescentou.

Concluída a elaboração, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será encaminhado à Prefeitura Municipal, que vai encaminhar como um Projeto de Lei para a apreciação dos vereadores na Câmara Municipal. Também está prevista a realização de uma audiência pública para a toda a população.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS