Connect with us

Massapê do Piauí

Saúde de Massapê promove ação do Janeiro Branco e capacitação sobre manejo de resíduos com profissionais

Publicado

em

A última quinta-feira, 26 de janeiro, foi um dia de aprendizado para profissionais e usuários da Saúde de Massapê do Piauí. Com apoio da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde promoveu uma ação da campanha Janeiro Branco e também uma capacitação para os profissionais.

No período da manhã, foi realizado o momento voltado a campanha Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

A ação aconteceu no auditório da Academia de Saúde e reuniu usuários, profissionais da saúde, e as secretárias Maria Lúcia e Lucileide Carvalho. As gestoras se pronunciaram destacando a importância do cuidado voltado a saúde mental da população e o trabalho desenvolvido pelo município na área.

Logo após, o evento contou com uma palestra ministrada pela mestranda em Saúde Coletiva, Ângela de Maria Bezerra, que explanou sobre o tema “A vida pede equilíbrio, quem cuida da mente, cuida da vida”.

Na parte da tarde, foi promovida uma capacitação sobre o gerenciamento e manejo de resíduos do serviço de saúde, que teve como público alvo os profissionais e servidores que atuam na Unidade Básica Avançada de Saúde José Joaquim de Morais, na sede do município.

Conduzido pela bióloga Maria Auricelia Cardoso, o treinamento teve como objetivo levar ao conhecimento dos profissionais as normas e técnicas de rotinas no gerenciamento de resíduos e legislações pertinentes aos resíduos, orientar sobre a classificação e o manejo de resíduos, prevenção de acidentes com material biológico, além de como proceder na ocorrência de desse tipo de acidente.

Entre outros pontos, a ministrante explicou sobre o que são os resíduos, os benefícios de um gerenciamento correto dos mesmos, e controle integrado de pragas.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia, disse que a meta é ofertar um atendimento cada vez mais qualificado à população. “O município de Massapê do Piauí, pensando em proporcionar melhores condições de trabalho e qualificação aos profissionais, para assim ofertar um melhor serviço a nossa população, tem iniciado uma série de capacitações, buscando pessoas que trabalham na área, que tenham conhecimento especializado, para estar proporcionando mais conhecimento aos profissionais da UBAS. Dessa vez, trazendo toda uma orientação para os trabalhadores que estão no dia a dia fazendo o manuseio de materiais e resíduos hospitalares”.

A gestora destacou que a secretaria tem visado proporcionar uma educação permanente, através de diversas estratégias de capacitação, como palestra, treinamentos, abordando temas selecionados de acordo com as principais demandas das equipes.

“Temos nos preocupado em melhor qualificá-los, em estar fazendo esses aperfeiçoamentos, atualizações, conforme normativas e protocolos relacionados ao trabalho de cada profissional. Devido termos na UBAS um leque maior de de serviços ofertados, de demanda, temos identificado algumas necessidades e estamos buscando cada vez mais ofertar melhores condições e aperfeiçoar o conhecimento para nossos profissionais poderem estar trabalhando com mais segurança, tanto para eles, quando para os pacientes” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS