Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos lança campanha Maio Laranja de combate a violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Maio é conhecido como o mês de conscientização contra a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse sentido, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), de Padre Marcos lançou a campanha Maio Laranja.

A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretarias de Educação e Saúde, Conselho Tutelar, Igrejas, Polícia Militar, dentre outros.

A campanha vai desenvolver diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância de proteger e cuidar das crianças e adolescentes, além de incentivar a participação da sociedade na prevenção da violência e exploração sexual contra menores.

A ‘Campanha Padre Marcos Laranja: todos no combate e prevenção à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes’, tem como objetivo sensibilizar e convocar toda a rede de proteção a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O lançamento da campanha aconteceu nesta segunda-feira (08), na Câmara Municipal e contou com a participação do prefeito Valdinar Silva, da primeira-dama Edilene Silva, vereadores, secretários municipais e a população em geral.

O lançamento oficial da campanha foi realizado pela secretária de Administração, Thuanny Mikaella, que também presta assessoria na Secretaria de Assistência Social. Ela apresentou o histórico de como surgiu a campanha, o objetivo, dados sobre a violência sexual contra menores no país e outros.

A gestora ressaltou a importância da campanha na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, destacou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5610.jpg

Thuanny, que é psicóloga doutoranda e militante na defesa dos direitos do público infanto-juvenil, ainda enfatizou a necessidade de uma rede de proteção funcionando de forma intersetorial e articulada na promoção de iniciativas de combate e prevenção a violência sexual.

Segundo o prefeito Valdinar Silva, a campanha é importante para mobilizar acerca do tema ampliando e fortalecendo a proteção integral de crianças e adolescentes. “É de grande importância essa campanha para mobilizar a sociedade e assim podermos prevenir e combater a violência sexual, ressaltando que zelar pelas crianças e adolescentes de nossa cidade é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, disse que o intuito da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. “Maio é o mês de conscientização, mas é uma causa que deve ser abraçada e trabalhada todos os dias”, acrescentou.

A adolescente do Nuca, Ana Lilian, parabenizou o município de Padre Marcos pela iniciativa de realizar a campanha Maio Laranja na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a entrega de kits do material da campanha para as escolas do município, tanto da rede municipal, estadual e privada, visando estimular as instituições educacionais a desenvolverem ações educativas de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em seguida, aconteceu uma palestra com a assistente social Sara Leal, que repassou informações acerca do tema, alertando sobre a violência sexual, bem como os sinais de alertas quando o menor pode estar sofrendo alguma violência sexual. “Entre eles, comportamentos sexuais repentinos, ansiedade, traumatismos físicos e redução na frequência escolar, dentre outros”, disse a palestrante, que lembra que é importante os pais se aterem a isso e, se preciso, procurar ajuda profissional.

Sara ainda ministrou uma oficina para monitores do CRAS, que pode ser adaptada, também para as escolas trabalharem o tema de forma dinâmica e lúdica com crianças e adolescentes.

Para fortalecer a campanha, em Padre Marcos, a gestão municipal realizará diversas ações educativas e informativas com a comunidade no decorrer mês de maio, encerrando no dia 18 com uma mobilização social (carreata).

Também participaram do evento, os secretários municipais Eraldo Gomes (Educação), Maria Lúcia (Saúde), os vereadores Iranildo Carvalho (presidente da Câmara) e Antônio Chiquinho, a supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, o padre Marcos Roberto, o comandante do GPM, Emerson Borges, assessora jurídica, Naiandra Nascimento, a mobilizadora do NUCA, Ana Meire Macedo, os conselheiros tutelares, e outros.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS