Connect with us

DESTAQUES

Barragem Poço de Marruá transborda pela quarta vez e alegra população de Patos do Piauí

Publicado

em

2 de abril de 2024, dia de muita alegria para a população de Patos do Piauí e da região. Hoje, após 4 anos, a barragem Poço de Marruá, situada na cidade, transborda com muita intensidade, proporcionando um espetáculo natural e alegrando o povo sertanejo.

Poço de Marruá, que é a segunda maior represa do estado do Piauí, acumulou um grande volume de água nos últimos dias e atingiu sua capacidade máxima, tendo começado a transbordar por volta das 20h:30 da noite de ontem (01).

A expectativa da população em ver a barragem transbordando era muito grande. Hoje, desde as primeiras horas da manhã, várias pessoas estão indo até a parede da barragem para contemplar o fenômeno.

Esta é a quarta vez que a barragem transborda desde a sua construção. Poço de Marruá, que tem capacidade para cerca de 293 milhões de m³ de água, sangrou também nos anos de 2011, 2016 e 2020.

Aline de Barros foi uma das moradoras que acordou cedo para ir até a barragem. “Na hora que acordei já vi os status do pessoal e aí vim aqui ver essa maravilha que temos, é a riqueza da nossa cidade, muito lindo. Agora com certeza vai aparecer bastante gente da região para visitar. É muito lindo, uma maravilha” disse.

Wilson Vieira, vereador no município, também foi a barragem nesta manhã para acompanhar o momento do transbordamento. Ele destacou a importância da represa. “Aqui é uma obra que foi esperada por toda a região e cada vez que ela alcança o volume máximo a população comemora, tanto a daqui, quanto a dos municípios vizinhos que são abastecidos por essa barragem. Ela traz uma segurança hídrica principalmente para as zonas urbanas que sofrem com a falta de água. Também a beleza desse local e o turismo que proporciona. Traz os visitantes e eles deixam uma renda no nosso município. Isso é mais uma garantia que vamos ter uma período de pujança no nosso município”.

Adailton dos Reis, que trabalhou por quase 5 anos na construção da barragem, também se alegrou ao vê-la transbordar. Ele disse que a barragem é sinônimo de riqueza, mas também lamentou que os moradores da sua localidade não tenham acesso água. “O primeiro compromisso meu foi vir aqui hoje olhar a barragem, porque fico muito alegre em ver esse tanto de água na barragem Poço de Marruá. Mas ao mesmo tempo fico triste também porque tem uma adutora que passa por dentro do nosso povoado, o Poço do Boi, mas a gente não pode utilizar essa água, pois já é com tratamento feito, então tem que ir direto para as cidades abastecidas. Me entristeço por isso, mas aqui para a região é uma fartura, todo mundo tem sua ligação na beira de rio, tem sua melancia, feijão, milho, cheiro verde, é uma riqueza muito grande para a cidade”.

A cheia da barragem traz inúmeros benefícios. Além de garantir a continuidade do abastecimento de Patos do Piauí e mais quatro cidades, a “sangria”, como é popularmente conhecido o transbordamento de um reservatório, potencializa a piscicultura, a agricultura e ainda mais o turismo local, atraindo visitantes de toda a região.

A barragem foi inaugurada no ano de 2010 e garante o abastecimento da população de Patos do Piauí e também dos municípios de Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões, possuindo uma adutora de 130 quilômetros de extensão.

Já existe também um projeto, integrando o Novo PAC, para a construção do sistema adutor que vai levar água da Barragem Poço de Marruá até a cidade de Jaicós. A expectativa é que a obra inicie ainda em 2024.


Veja mais fotos da barragem:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS