Connect with us

Picos

Em Picos, caminhada marca abertura do III Encontro de Pessoas com Fibromialgia

Publicado

em

Neste domingo, 07 de maio, o Grupo de Pessoas com Fibromialgia de Picos promoveu uma caminhada na abertura das atividades aluvias ao Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento a Fibromialgia, que é celebrado anualmente no dia 12 de maio.

Na oportunidade, o III Encontro de Pessoas com Fibromialgia contou com a presença de integrantes do grupo, acompanhadas por familiares; de colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde; e da vereadora Dalva Mocó.

De acordo com a representante do Grupo de Pessoas com Fibromialgia em Picos, D’arc Cardoso, foi um momento para conscientização da sociedade em geral.

“É um momento de fundamental importância para que a sociedade tome conhecimento e se sensibilize pela causa das pessoas com fibromialgia, principalmente, os familiares. O nosso principal objetivo é conscientizar, sensibilizar e fortalecer o grupo no sentido do conhecimento da fibromialgia e o lupus”, pontuou.

D’arc Cardoso ainda ressaltou as principais dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de fibromialgia. “Uma das principais dificuldades que encontramos é a compreensão, pois não é uma dor que vem e passa, é uma dor contínua, e isso nos incapacita de realizar atividades simples do dia a dia, então temos como principal dificuldade a questão da compreensão seja no trabalho, no ambiente familiar, na sociedade como um todo. Nós temos uma carteirinha que nos garante como prioridade, mas ainda temos muitas dificuldades, pois as pessoas ainda querem negar esse direito”, afirmou.

A educadora física, Larissa Luz, comentou sobre a patologia e destacou que a atividade física ajuda no alívio das dores.

“A fibromialgia é uma doença crônica que acomete e causa dores articulares e na musculatura. Quando se pratica atividades físicas em si, principalmente, a musculação, é possível fortalecer a musculatura o que acaba ocasiona na diminuição do estresse do dia a dia, um exemplo é as simples atividades de dona de casa, sendo que, com o fortalecimento da musculatura, o estresse e a dor vão dar um alívio na mialgia”, frisou.

Segundo a coordenadora da Secretaria de Saúde de Picos, Celizane Araújo, a pasta tem dado o suporte necessário para as pessoas com fibromialgia.

Publicidade

“A Secretaria de Saúde, através da nossa secretária Tatiane Gil, vem dando todo o suporte necessário para as pessoas com fibromialgia, seja por meio de palestras, encontros, mobilizações como essa caminhada, além de suporte para acompanhamento com nutricionista, neurologista, ou seja, toda uma rede de apoio, estamos ajudando na medida do possível um público que realmente precisa, uma doença não muito conhecida, e estamos juntos em busca de melhorias para esta causa”, assegurou.

A programação do III Encontro de Pessoas com FIbromialgia tem continuidade nesta quarta-feira, 10 de maio, às 08h00, quando acontecerá uma panfletagem para conscientização do Lupus e da Fibromialgia, na Praça Félix Pacheco. O encontro será finalizado na próxima sexta-feira, 12, com uma mesa redonda às 19h00 na Câmara Municipal de Picos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS