Connect with us

DESTAQUES

Festa de São Francisco de Assis reúne milhares de pessoas em missa campal em Picos

Publicado

em

Com ar transbordando em fé e devoção, diversas ruas e parte da BR-407, no bairro Junco, foram interditadas para acolher às centenas de fiéis que se uniram, na manhã desta sexta-feira (04), para aclamar a São Francisco de Assis, santo do dia.

O olhar de cada fiel demonstrava o amor, a fé e gratidão pelas bênçãos recebidas daquele que se fez o santo dos pobres, exalando humildade por onde passou. Mostravam ainda trazer em seus corações os desejos inalcançados, mas, certos de que a graça será vinda.

Com missa campal celebrada pelo Bispo Dom Plínio José, os festejos, iniciados no último dia 25 de setembro, se encerraram nesta sexta. Ele declarou que é momento de reafirmar a fé dos fiéis.

Dom Plínio

“Esse evento é uma oportunidade valiosa para que o povo cresça na fé e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. É um momento de espiritualidade, humildade e de amor a Deus. Espero que todos saiam daqui fortalecidos para a vida. Estamos em um processo de animação da fé do povo”, afirmou.

O pároco na Igreja de São Francisco de Assis, Padre Sebastião destacou a alegria em ver tantas pessoas compartilhando o mesmo momento de fé.

Publicidade

Padre Sebastião

“Celebrar a Festa de São Francisco com essa multidão de pessoas é imprescindível não ficar feliz com isso. As pessoas se encontram sensibilizadas pela vida entregue e doada por São Francisco de Assis à sua igreja. Então agradeço a Deus pelas pessoas que vieram porque elas estão aqui para ouvir a Palavra de Deus e levarão essa mensagem para outras pessoas”, disse.

Jefferson Silva, coordenador dos Festejos de São Francisco de Assis, disse que os dias superam as expectativas da equipe mais uma vez, o que é comprovado pela quantidade de pessoas participantes. “É uma ação satisfatória. Ver esse tanto de gente reunida aqui mostra a presença de São Francisco de Assis no lar de cada uma delas. Aqui tem pessoas não somente de Picos, mas da macrorregião. São várias cidades aqui presentes. Tivemos nossa expectativa superada”, disse.

Jefferson Silva

Murilo Barbosa é um jovem de 27 anos. Mesmo tão novo, já leva a tradição dos festejos há mais de uma década. Para ele, o exemplo de São Francisco é algo forte e que isso faz com que tantos jovens se espelhem nele.

“Faz 15 anos que venho todos os anos para a missa de São Francisco. Em outros fui para Canindé, para a romaria. Penso que as pessoas veem em São Francisco o próprio Jesus Cristo. São mais de 700 anos que São Francisco de Assis morreu, mas seu exemplo permanece vivo, e acredito que é isso que chama tantos jovens, tantas pessoas que a seguirem ele e estarem aqui hoje”, destacou.

O agricultor Antônio de Moura Santos vem da localidade Queimada da Ema, município de Santana do Piauí, há vários anos para participar da missa campal em Picos. Ele declara que seu desejo é sempre seguir o exemplo de São Francisco na sua vida.

Publicidade

“Eu sempre fui para as romarias em Canindé, mas está com 12 anos que frequento, anualmente, as missas de São Francisco em Picos. Meu desejo é sempre seguir o exemplo dele, em sua humildade, simplicidade, no cuidado com a natureza. Seria muito bom de a gente conseguisse praticar na vida pelo menos ¼ do que São Francisco fez. Assim não teríamos tanta violência, tanto crime, tanta falta de amor. O mundo seria bem melhor”, declarou.

O vereador, Erivaldo Sousa, de Santana do Piauí, participa da missa solene há mais de seis anos. De forma voluntária, ele e o pai, trazem romeiros devotos de São Francisco. Neste ano cerca de 70 romeiros embarcaram em Santana com destino a Picos.

“É com muita alegria que participo da missa. Há seis anos que frequento aqui a missa com muita devoção a São Francisco. Juntamente com meu pai todos os anos estamos presentes como muito amor e objetivo é continuar sempre nessa caminhada de fé”, disse o devoto, vereador de Santana do Piauí.

O advogado residente em Picos, Eli Borges, declarou que participou de mais de 20 edições dos festejos e que há dez anos se desloca a pé do centro da cidade para prestigiar a missa em honra ao Dia de São Francisco.

“São mais de dez anos que venho a pé. Essa festa representa para mim a humildade de São Francisco. Toda pessoa católica ela tem uma devoção do santo porque é um testemunho de Deus presente em nossas vidas com suas práticas”, disse Eli.

Publicidade

Várias cidades da macrorregião participaram do momento de fé. A data do evento, para o próximo ano, está a ser definida, pois, no dia exato – 04 de outubro – é eleição municipal em todo o país.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS