Connect with us

Pio IX

XXI Encontro de Folguedos em Pio IX termina com chuva, muita emoção e festa

Publicado

em

Nesta quinta-feira (15), aconteceu no município de Pio IX a continuidade e desfecho do XXI Encontro de Folguedos. A culminância reuniu uma grande multidão. O evento que já é tradição no município foi realizado em dois dias – na quarta-feira (14) e quinta-feira (15) – com uma vasta programação.

O tradicional evento é organizado pela gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Arte e Cultura com os apoios da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-PI), gerida pelo secretário de Estado Pablo Santos, juntamente com o deputado estadual Nerinho e Governo do Piauí.

Neste ano o Encontro de Folguedos trouxe como temática “Vaqueiro Nordestino: do mugir da boiada aos rincões do Sertão”.


VEJA AQUI IMAGENS DO PRIMEIRO DIA

Homenagens ao vaqueiro, apresentações culturais e shows abrem o XXI Encontro de Folguedos de Pio IX; veja fotos

Publicidade

Vicente Roseno Felix, antigo vaqueiro e mercador da região de Pio IX falou das mazelas vividas por ele e seus companheiros de jornada.

“Vocês jovens não sabem, mas aqui era terra difícil, seca. A gente passava muita dificuldade e eu fui inventar de ser vaqueiro para os outros, tinha vontade de estudar e não podia e hoje estou muito agradecido por vocês lembrarem de nós vaqueiros. Aqui em Pio IX não tinha nada, mas hoje aqui é o melhor lugar do mundo para viver”, declara Vicente.

Durante o evento o nome homenageado foi de Renato do Canadá, dentre outros que também foram lembrados. Sua filha, a professora Mercês Nascimento, fez uma emocionante declaração para agradecer as homenagens ao pai.

“Em nome da família de Renato, agradecemos imensamente a Secretaria Municipal Educação e o Departamento de Arte e Cultura, juntamente com a gestão municipal e a toda equipe da Unidade Francisco Luiz Viana por essa belíssima homenagem no principal evento cultural da nossa cidade. Não há palavras suficientes que possam descrever a gratidão da nossa família”, enfatiza a professora.

O vice-prefeito Etinho Bezerra marcou presença no evento e expressou o quão gratificante é finalizar mais uma vez o Encontro de Folguedos.

“Estamos com o sentimento de dever cumprido. Foi uma festa muito bonita com um tema que retrata o povo da nossa cidade. Para mim foi uma das mais lindas que já vi. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste lindo trabalho, todos que se empenharam para fazer essa linda festa”, salientou o vice-prefeito.

O vice-prefeito na ausência do prefeito Silas Noronha, por motivos maiores, ainda enfatizou que a população piononense pode esperar uma grande festa durante o aniversário da cidade, que acontecerá em agosto deste ano.

Dia 15

Publicidade

Nesta quinta-feira (15), o evento teve inicio com os artistas locais. A primeira atração foi o artista Daizinho. Durante sua apresentação houve um momento de fala da professora Luciene Amorim, que também é organizadora do evento e do antigo vaqueiro Vicente Roseno. Logo após aconteceu a apresentação de Raí da Pisadinha e Tonho do Acordeon, seguida de Rosa de Jericó, as Carulina’s e uma rápida participação do Coral Vozes do Sol Nascente do IFPI (Instituto Federal do Piauí) Campus avançado de Pio IX.

Apresentações culturais

Durante a programação da noite, as apresentações culturais das escolas da Rede Municipal de Ensino e Rede Estadual deram continuidade ao brilhantismo do XXI Encontro de Folguedos.

Para iniciar foi constituída a mesa de honra com personalidades importantes presentes no evento. O dispositivo foi composto pelo vice-prefeito de Pio IX, Weverton (Etinho Bezerra); pela secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles; a supervisora de Ensino da Rede Municipal, Alexandra Carvalho; o professor Roberto Francisco – representando os técnicos da SEMEC; a professora Mercês Nascimento – filha do vaqueiro Renato; a coordenadora de esportes da SEMEC e vaqueira, Aline Alencar; Jefferson Sousa – representante da Junina Explosão Caipira de Picos; a diretora da Fecola, Ioan Gonçalves; a diretora da Escola Balduino, Lourdete Lopes; a diretora da Escola José Antão de Alencar Neto, Deunice; diretora da Escola Francisco Luis Viana, Francisca Luzia; o ex-prefeito Raimundo Nonato e esposa; os professores Higo Meneses e Ricardo; o secretário de Saúde, Jhônatas Leite e a vereadora Eliane Bezerra.

Logo após a composição da mesa, a escola Anita Teles apresentou a “Vida de Vaqueiro”, com coreografia e um desfile.

A escola João Gonçalves trouxe ao público a quadrilha junina “Chiquezas do Sertão”.

O XXI Encontro de Folguedos foi abençoado com chuva. Na sequência foi a vez do grupo Terceira Idade da Secretaria Municipal de Saúde com o “Vaqueiro Velho e forró da Terceira Idade” mostrando que as pessoas de idade mais avançadas podem dançar, interpretar e fazer parte das festanças da cidade.

A escola Balduíno representou o “Mamulengo Mole” com crianças que deram um show de simpatia e carisma.

A escola José Antão de Alencar Neto evidenciou componentes do cangaço com uma coreografia impecável no “Boiadeiro e Galope Galopado”.

Os alunos do CETINSP (Centro de Educação em Tempo Integral Nossa Senhora do Patrocínio) anexo da comunidade Cova Donga representaram um mix de Xaxado encerrando com a canção de protesto “Carcará”.

O Instituto Federal do Piauí, Campus Avançado de Pio IX, fez uma grande apresentação, animando totalmente a plateia com a quadrilha junina “Arrasta-pé”.

Na conclusão das apresentações culturais a escola Francisco Luís Viana dançou a quadrilha junina “Luar do Meio Dia – Vaquejada no céu e na terra nessa noite de São João não será esquecida”.

Shows

Para fechar a noite com chave de ouro, foram promovidos shows musicais para toda população. Subiram ao palco a cantora Pâmela Lima, o sanfoneiro Serginho Gomes e Cida Bezerra do Gui.

Veja todas as fotos do 2º dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS